A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB RO) recebeu, nesta segunda-feira (22), a denúncia do advogado João Paulo Silvino, representante de uma associação rural em Porto Velho, que relatou ameaças sofridas no exercício da profissão. O caso foi acolhido pela Diretoria da Seccional, representados pela vice-presidente e presidente em exercício, Vanessa Esber, o Secretário-geral, Nelson Maciel e o Diretor Tesoureiro, Alex Teixeira, que deu início à análise da denúncia e reafirmou o compromisso de adotar todas as medidas cabíveis para proteger a advocacia.
Casos como este reforçam a necessidade de ações firmes em defesa da advocacia. A OAB Rondônia tem um histórico de atuação em situações de intimidação e ameaça, utilizando todos os meios legais e institucionais disponíveis, inclusive acionando autoridades de segurança pública, para assegurar a integridade e o pleno exercício da profissão.
A vice-presidente e presidente em exercício da OAB Rondônia, Vanessa Esber, destacou que a entidade está comprometida em garantir o respeito às prerrogativas profissionais:
“A Ordem jamais permitirá que os profissionais da advocacia sejam intimidados ou impedidos de exercer sua função essencial à justiça. Estamos tomando todas as medidas necessárias para garantir a segurança do advogado João Paulo Silvino e de todos os colegas que possam enfrentar situações semelhantes”, expressou.
A OAB Rondônia reitera sua missão de defender a advocacia rondoniense, promovendo ações que garantam segurança e dignidade no exercício das atividades profissionais.