A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO), por meio da Comissão de Estudos Constitucionais, teve projeto aprovado no projeto “Democratizando da 9ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Hemisfério Sul”.
O projeto apoiado pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e pelo Ministério da Cultura foi o único aprovado do estado de Rondônia.
Responsável pela elaboração do projeto, o presidente da Comissão de Estudos Constitucionais da OAB/RO, Vinicius Valentin Miguel Raduan, explicou que a ideia geral é promover um momento de encontro entre advogados e ativistas de direitos, acadêmicos e militantes, para um vivência comum e diálogo sobre os temas propostos.
“No ano passado, já tivemos a exibição Cinema para a Verdade, com o apoio da Comissão da Verdade e esta é mais uma atividade fundamental para a discussão de temáticas clássicas e sempre atuais”, concluiu Vinicius Miguel.
O presidente da Seccional, Andrey Cavalcante, ressaltou o papel inédito da atividade, “esta é a primeira vez que a Seccional de Rondônia disputa a participação, tendo sido uma grata satisfação a nossa aprovação e permite um momento singular para a promoção de uma cultura de paz e a educação em direitos”.
A previsão é de que sejam realizadas exibições e debates no período de 08 de janeiro a 31 de março de 2015. Serão exibidos gratuitamente os filmes abaixo descritos, que serão seguidos por debates com participantes de outras comissões e de entidades da sociedade civil:
1. “A Vizinhança do Tigre”, de Affonso Uchoa;
2. “Cabra Marcado pra Morrer”, de Eduardo Coutinho,
3. “Pelas Janelas”, de Carol Perdigão, Guilherme Farkas, Sofia Maldonado e Will Domingos;
4. “Que Bom te Ver Viva”, de Lúcia Murat;
5. “Rio Cigano”, de Júlia Zakia; e
6. “Sophia”, de Kennel Rógis.