Mais de vinte advogados da Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RO), que compõem a comissão formada para acompanhar as manifestações em Porto Velho, estiveram presentes durante todo o percurso do movimento que durou mais de seis horas nas principais ruas da Capital. A OAB/RO ainda disponibilizou um número de telefone para receber relatos de eventuais transgressões e violação dos direitos humanos tanto do poder público quanto de manifestantes.
Segundo o Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos da Seccional, Rodolfo Jacarandá, não houve nenhuma ocorrência registrada à comissão. “Acompanhamos toda a passeata que foi pacífica e não teve registros de causas mais graves e não foram verificados excessos por parte dos agentes de segurança pública”.
Os representantes da OAB Rondônia irão continuar acompanhando as manifestações e ressaltam que estão à disposição dos líderes do movimento, bem como de outras instituições que tiverem interesse em conversar com a OAB/RO. “A Seccional apoia a livre manifestação, mas de forma pacífica e ordeira, sem desrespeitos aos direitos constitucionais”, pontua Rodolfo Jacarandá.
A comissão, nomeada pela Presidente da OAB/RO, Andrey Cavalcante, é composta por vários advogados integrantes de outras Comissões da OAB Rondônia e tem por objetivo acompanhar o direito de expressão e manifestação da população, prestar orientação, assistência e garantir que não haja violação dos direitos humanos.
Relatos de eventuais transgressões e violação dos direitos humanos podem ser feitos à Comissão através do telefone de plantão: (69) 8417-4201.