OABRO adere à campanha “Sinal Vermelho”

Página Inicial / OABRO adere à campanha “Sinal Vermelho”

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO), por meio da Comissão da Mulher Advogada ( CMA), aderiu à campanha “Sinal Vermelho”, que visa oferecer um canal silencioso a mulheres vítimas de violência doméstica, permitindo que elas peçam ajuda em farmácias do país.

A iniciativa já conta com a adesão também da Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO) e da Associação dos Magistrados do Estado de Rondônia (Ameron).

A campanha funciona da seguinte maneira: a mulher vítima de violência faz um “X” vermelho na palma da mão com caneta ou batom e sinalizará ao atendente de farmácias que, de imediato, após obter os dados da mulher ligará para o 190 e reportara a situação. O projeto conta com a parceria de 10 mil farmácias e drogarias em todo o país.

O presidente da OAB Rondônia, Elton Assis, salienta a Ordem tem como uma de suas principais diretrizes, defender e atuar no combate à violência contra as mulheres. “Durante o período de quarentena em decorrência da pandemia do coronavírus, o índice de violência doméstica cresceu muito no país e temos que nos mobilizar para mudar este cenário. Precisamos dar atenção às denúncias silenciosas de milhares de mulheres que passam por qualquer tipo de violência”, diz.

A presidente da CMA, Karoline Monteiro, destaca que “precisamos nos valer de estratégias para combater a violência contra mulher. A adesão das farmácias ao movimento “Sinal Vermelho” é louvável e mostra que a comunidade tem papel crucial para o fim da violência”, pontua.

Confira AQUI as farmácias que já aderiram à campanha

Confira a cartilha da campanha AQUI