OAB/RO adere campanha do Detran/RO ‘Maio Amarelo’

Página Inicial / OAB/RO adere campanha do Detran/RO ‘Maio Amarelo’

Iniciativa do órgão público é oriunda do ‘Movimento Maio Amarelo’, que visa chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO), na pessoa do presidente, Andrey Cavalcante, recebeu a visita do diretor-geral do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), José de Albuquerque Cavalcante, e da coordenadora-técnica de educação de trânsito, Gildete Miranda, para tratar da parceria entre a entidade e o órgão público em relação à campanha ‘Maio Amarelo’. A iniciativa será lançada no dia 2 de maio, às 8h, na sede do Detran, em Porto Velho.

“A OAB/RO solicita o apoio de todos os advogados, comunidade jurídica e população de modo geral, para apoiar a campanha do Detran ‘Maio Amarelo’. A Seccional já é uma das entidades parcerias dessa iniciativa que visa diminuir os acidentes no trânsito e preservar o nosso bem maior, que é a vida”, enfatizou Andrey.

O presidente salientou que a Seccional estará na cor amarela durante todo o mês de maio, em alusão à campanha. As mídias sociais oficiais da Ordem também estarão com o lacinho amarelo, símbolo da iniciativa.

Maio Amarelo
O movimento ‘Maio Amarelo’ nasceu com a proposta de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. O objetivo da campanha é uma ação coordenada entre o poder público e a sociedade civil.

Também tem como intuito colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos, como órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada, a fim de, fugindo das falácias cotidianas e costumeiras, efetivamente discutir o tema. Além disso, ainda decorre do engajamento em ações e a propagação do conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.

Manifesto
No dia 11 de maio, será realizada uma mobilização em frente ao Palácio Rio Madeira, também conhecido como Centro Político Administrativo (CPA). A mobilização está marcada para as 8h. A data foi escolhida por conta do dia da assinatura do ‘Pacto de Redução de Acidentes’, momento histórico para a segurança no trânsito e um marco mundial para o balanço das ações realizadas em todo o mundo.

Foi no dia 11 de maio de 2011 que a Organização das Nações Unidas (ONU) decretou a ‘Década de Ações para a Segurança no Trânsito’ (2011-2020), que tem como meta a redução de 50% dos acidentes no Brasil e no mundo. E, tratando-se de Brasil, os números são preocupantes, as mortes de trânsito por aqui chegam a 120 mil pessoas por dia.

Para o diretor-geral do Detran, o trânsito é uma guerra silenciosa que mata e mutila todos os dias. “Não podemos ficar parados porque o trânsito é uma questão de comportamento e as ações educativas, juntamente com as operações de fiscalização, principalmente a Lei Seca, são mecanismos frequentes que vem diminuindo os índices em Rondônia”, enfatizou.

Veja vídeos da campanha: