O prédio da Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RO) ficará iluminado de azul durante todo o mês de abril – cor que simboliza o autismo. A iniciativa é uma ação da Comissão Especial de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência (CDPD) que promoverá ações de conscientização e campanha para arrecadação em prol da Associação de Pais e Amigos do Autista de Rondônia (AMA-RO).
O mês foi escolhido por ter o dia 2 de abril estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) como Dia Mundial da Conscientização do Autismo com a finalidade de despertar a debate sobre a realidade da pessoa com espectro autista.
“A população precisa conhecer a realidade do autismo e, principalmente, a Lei 12764 de 2012, que estabelece a política nacional dos direitos da pessoa com transtorno do espectro autista. As pessoas com autismo têm diversos direitos garantidos por essa legislação e é papel da OAB cobrar o cumprimento deles”, explica a presidente da CDPD, Evany Gabriela Córdova.
De acordo com a ONU, há 70 milhões de pessoas com espectro autista no mundo. No país, não existe uma estatística oficial, mas a ONG Movimento Orgulho Autista Brasil estima que o número seja próximo de 2 milhões.
Ações
A entidade vai promover uma caminhada, no próximo sábado (9), no Espaço Alternativo de Porto Velho, para informar e conscientizar a população sobre os sintomas, tratamento e as formas de dar suporte ao desenvolvimento e aprendizado às pessoas que têm a disfunção neurológica.
Doações
Na última sexta-feira (1º), a CDPD e a OAB Mulher participaram da abertura oficial do evento alusivo ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, na AMA-RO. Na ocasião, foram entregues materiais de expediente arrecadados pelos advogados e que são fundamentais à associação, pois são utilizados diariamente na didática com os alunos que frequentam o local.
“A AMA-RO faz um trabalho muito especial e precisa de apoio para continuar realizando estas ações. É muito importante darmos suporte ao desenvolvimento e aprendizado adequado aos meninos que têm autismo”, diz Evany, conclamando todos os advogados a contribuírem.
Atualmente, a associação atende 32 alunos, com variadas idades. As contribuições para a causa podem ser feitas na OAB/RO e na sede da AMA-RO – localizada na Rua Iguatemi, nº60, Vila da Eletronorte, setor Oeste e através da conta da Associação: Agência: 0663, Conta Corrente: 54217-3, Banco Itaú.
Mais informações pelo telefone (69) 3213-229 e e-mail: [email protected]