Buscar em todo o site

Somente em agenda

Somente em comissões

Somente em galerias

Somente em publicações

Somente em setores

Somente em subseções

Somente em TED

OABRO atua e Poder Judiciário ratifica honorários advocatícios determinados em sentença há 10 anos

Página Inicial / OABRO atua e Poder Judiciário ratifica honorários advocatícios determinados em sentença há 10 anos

A atuação da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OABRO) na defesa dos honorários tem ampliado as conquistas para a advocacia. No fim de 2023, o Poder Judiciário confirmou o percentual dos honorários de sucumbência aplicados a uma ação que foi contestada 10 anos depois pelo Ministério Público.

O caso refere-se a uma discussão a partir de um caso de apelação em que o Ministério Público alegou vício insanável na fixação dos honorários advocatícios, conforme as normativas do Código de Processo Civil de 1973. A sentença, já transitada em julgado, gerou um debate sobre a possibilidade de invalidação e a OABRO ingressou com pedido de assistência aos advogados.

O processo teve origem em uma ação monitória em que a parte autora buscava a cobranças referentes a débitos existentes. A segunda foi condenada a pagar honorários advocatícios de 10% sobre o valor atualizado da causa, em favor de um escritório de advocacia. Durante o cumprimento provisório da sentença, as partes chegaram a um acordo para quitar o débito das contas, de forma parcelada.

No entanto, após 10 anos, o Ministério Público questionou o percentual dos honorários advocatícios fixados em 10%, alegando Querela Nullitatis. Os advogados contestaram as alegações do MP e chamaram a OABRO para atuar como assistente processual.

No acórdão, o relator, desembargador Gilberto Barbosa, assinalou que é “consolidada jurisprudência do STF no sentido de que a querela nullitatis é cabível, em hipóteses excepcionais, quando constatado vício insanável (transrescisório)” e ratificou que o percentual definido para os honorários sucumbenciais estão de acordo com as normas processuais vigentes e “não caracteriza vício insanável a revelar nulidade pevia via da querela nullitatis”.

Para o presidente Márcio Nogueira, a OAB Rondônia tem intensificado sua atuação para garantir os interesses da advocacia, assegurando que a discussão sobre honorários advocatícios seja pautada pelos princípios legais. “É importante destacar a atuação de todos os atores do sistema de justiça. Mas, não podemos aceitar que a advocacia seja prejudicada. Já existe um entendimento dos tribunais superiores firmado pela fixação mínima e máxima dos honorários. No caso específico, o escritório de advocacia estava agindo dentro da lei e fazia jus ao percentual fixado na sentença”, afirma.

Nogueira ainda afirma que é importante que toda a advocacia fique atenta a qualquer aviltamento de honorário. “Temos a Comissão de Defesa dos Honorários, presidida pela advogada Adriana de Kássia, que tem atuado fortemente, junto com a nossa Procuradoria para buscar a reversão de decisões relativas a aviltamento de honorários”.

Fonte da Notícia: Ascom OAB/RO

Mais Publicações

Acessos Rápidos

Nenhum evento próximo encontrado.
Josué Henrique,/ Whatsapp (32172100) responsáveis

69 3217-2099 telefone
Emile Melissa responsável

69 3217-2108 telefone
Jane Paulino responsável

Luana Maia,David Lukas responsáveis

Kea Alexia responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Irlene França responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Ivanete Damasceno (Jornalista) responsável

Emile Melissa responsável

Khenia Medeiros,Cristiane Oliveira responsáveis

Dr. Cassio Vidal ,Dra. Saiera Silva responsáveis

Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2101 telefone
Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2100 telefone
Cristiane Lima responsável

Cristiane Oliviera,David Lukas responsáveis

Ana Flávia responsável

69 3217-2108 telefone
Josué Henrique,Filipe Aguiar,3217-2100 WhatsApp responsáveis

Isa Carneiro,Rosa Brilhante responsáveis

Luana Maia,Jéssica Delai responsáveis

69 3217-2123 telefone