O município de Porto Velho comemora nesta sexta-feira (02), 101 anos, e a Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RO), não poderia deixar de celebrar esta data tão importante para os portovelhenses. No dia 02 de outubro de 1914, Porto Velho deixou de pertencer ao estado do Amazonas, sendo oficialmente emancipado no dia 24 de janeiro de 1915.
Atualmente com quase quatrocentos mil habitantes originários de vários estados do país, Porto Velho foi a capital do então Território Federal do Guaporé e, posteriormente do atual estado de Rondônia.
“O município ainda possui muitos desafios, mais o diferencial do portovelhense é o espírito acolhedor, que recebe a todos que aqui decidem fazer morada com respeito aos princípios de igualdade, da justiça e da fraternidade”, comenta o presidente da OAB/RO, Andrey Cavalcante.
A OAB Rondônia parabeniza o pioneirismo daqueles que vieram das mais variadas regiões para construir e lutar pelo desenvolvimento do município, especialmente seus pioneiros: “hoje temos muito a comemorar, pois Porto Velho reflete a história de nossos antepassados que lutaram bravamente, vencendo toda espécie de desafio e que plantaram aqui suas raízes. Esses bravos e destemidos pioneiros são a prova de que o desenvolvimento de uma região, por mais adversa que seja, é perfeitamente possível!”.
Por mais de 40 anos, a OAB/RO tem contribuído para o desenvolvimento desta região ao exercer seu papel vigilante de guardiã dos direitos constitucionais de todos os cidadãos e em favor da preservação de sua cultura, e de toda a sua rica história.