OAB/RO comemora 40 anos de Lutas com homenagem a Ex-Presidentes

Página Inicial / OAB/RO comemora 40 anos de Lutas com homenagem a Ex-Presidentes

Atual Diretoria da OAB/RO e alguns Ex-Presidentes da Seccional

Atual Diretoria da OAB/RO e os Ex-Presidentes da Seccional: Arquilau de Paula, Pedro Origa Neto, Odair Martini, Hiram Marques, Orestes Muniz Filho

Durante sessão ordinária do Conselho Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil, de Rondônia (OAB/RO), realizada na quinta-feira (27), a Diretoria da OAB/RO aproveitou a ocasião para comemorar os 40 anos de instalação da Seccional de Rondônia. São 40 anos de muito trabalho desenvolvido em favor da sociedade para o fortalecimento da democracia rondoniense e a busca constante pela melhor prestação dos serviços da justiça aos jurisdicionados.

Em seu discurso O Presidente da OAB/RO, Andrey Cavalcante, destacou o trabalho desenvolvido por 22 advogados, quando decidiram se reunir no Salão Nobre da Associação Comercial de Rondônia, onde a partir daí começaram a escrever uma nova história em favor da democracia do estado, bem como do país.

Criada oficialmente no dia 18 de fevereiro de 1974, a primeira Diretoria da OAB/RO foi assim constituída: Presidente – Fouad Darwich Zacharias, Vice-Presidente – José Mário Alves da Silva, 1º Secretário – Odacir Soares Rodrigues, 2º Secretário – Francisco Geraldo Balbi Filho e Tesoureiro – Pedro Origa Neto.

40 anos depois, a OAB tem em sua história a gestão de 11 presidentes, contando com a atual Diretoria, e possui mais de 6 mil advogados credenciados, a maioria deles inscritos em Porto Velho e os demais atuando em uma das 18 Subseções da OAB no interior.

“Ao longo desses 40 anos, nossa entidade se fortaleceu, ajudou a consolidar a independência entre os poderes e a fortalecer as instituições”, enfatizou Andrey.

Como forma de agradecer o trabalho desenvolvido por todos os ex- presidentes, Andrey Cavalcante fez a entrega de placas de homenagem a cada um deles, destacando que a determinação e abdicação dos ex-presidentes foram essenciais para fortalecer a classe e fundamentais para defender os princípios constitucionais.

“A todos o nosso muito obrigado! Devemos sempre lembrar que a OAB é de todos nós, advogados militantes que ajudamos a cada dia a construir um a nova página de nossa história”, agradeceu Andrey.

Representando o primeiro presidente eleito da OAB/RO, Fouad Darwich Zacharias, sua esposa Edna Granjeiro foi a primeira a receber a homenagem.

Em seguida Francisco Arquilau de Paula que esteve a frente da Ordem de 1979 a 1981, lembrou que a primeira reunião para tratar da fundação da OAB/RO, foi realizada em sua residência. “A OAB nasceu para defender as prerrogativas e os advogados”, destacou Arquilau.

Pedro Origa Neto dedicou sua vida a OAB/RO por duas gestões, sendo a primeira na década de 80 e a segunda na década de 90, aproveitou a ocasião para agradecer o colega Odacir Soares e José Mario Alves, pois graças ao prestígio de ambos no Rio de Janeiro, foi possível romper as barreiras impostas para criação de novas seccionais.

“Quem sabe faz a hora, não espera acontecer. Tem que endurecer, mas perder a ternura jamais”, finalizou Origa.

Representando a OAB/RO de 1993 a 1995, Odair Martini garantiu que conduziu a entidade a sua maneira defendendo as teses da OAB como um todo.

O período de 1995 a 2003 foi coordenado por Hiram Souza Marques que afirmou que 40 anos é o começo do amadurecimento da Seccional, já que o Brasil nunca precisou tanto da OAB quanto no momento atual. “Se não existisse OAB a história do Brasil seria contada de outra maneira”, enfatizou Hiram.

Lembrando ter recebido sua credencial da Ordem das mãos de Arquilau de Paula com discurso realizado pelo então presidente a época Fouad Darwich, Orestes Muniz Filho parabenizou a classe dos advogados que trabalham e que se doam em prol da sociedade.

Por não morar mais no estado, Miguel Roumiê (01.02.83 a 14.04.83); Nelson Santos de Oliveira (1983 a 1985); Heitor Magalhães Lopes (1985 a 1991), não estiveram presentes na homenagem por, mas receberão as placas em suas residências, assim como o ex-presidente Hélio Vieira da Costa (2007 a 2012), que não pode comparecer por compromissos assumidos anteriormente.

Para finalizar Andrey entregou simbolicamente a cópia da Ata de Fundação, Eleição da Diretoria e do Conselho Seccional, da Seção de Rondônia, da Ordem dos Advogados do Brasil, a Amadeu Guilherme Matzenbacher Machado, um dos fundadores da Ordem.