Página Inicial / OABRO cria Medalha Ney Leal para homenagear advogadas e advogados que se destacam na profissão

A Quadragésima Sétima Quinta Sessão Plenária do Conselho da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB-RO) votou a favor da criação da medalha Ney Luiz de Freitas Leal, uma homenagem a advogados e advogadas que se destacam na profissão e excepcionalmente membros de outras carreiras jurídicas que prestam bons serviços ao fortalecimento da advocacia e da Ordem.

O presidente da OAB Rondônia, Márcio Nogueira, esclarece que essa medalha seguirá o mesmo princípio da Medalha Raimundo Faoro do Conselho Federal, que é destinada a profissionais se destacam pela excelência na prática da advocacia e também, excepcionalmente, de outras carreiras que tenham atuado pelo engrandecimento da instituição.

Márcio Nogueira apresentou a proposta da homenagem e pediu para que os colegas que conheceram Ney Luiz de Freitas Leal compartilhassem a importância dele para a advocacia em Rondônia.

Marcos Zani, diretor tesoureiro da AOBRO, destacou as várias funções que Ney Leal exerceu representando a Ordem rondoniense com excelência. “Ney desempenhou diversos papéis, incluindo o de Juiz Eleitoral no Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO), contribuindo para a integridade e eficiência do processo eleitoral no estado. Além disso, atuou como Procurador do Município e Procurador da Assembleia Legislativa, demonstrando sua versatilidade e habilidades na advocacia pública”, enfatizou.

O conselheiro federal e membro honorário Vitalício, Elton Assis, ressaltou a paixão de Ney Leal pela advocacia. “A contribuição de Ney Leal para a advocacia vai além de suas funções formais. Sua paixão pela profissão e dedicação à OAB inspiraram muitos jovens a escolherem o Direito como carreira. Sua influência como mentor e exemplo a ser seguido é um legado valioso que continua a moldar a advocacia em Rondônia.”

A conselheira Maria Eugenia lembrou que Ney foi um dos fundadores da OAB em Rondônia. “Sua participação ativa na criação da OAB no estado demonstrou seu compromisso inicial com o fortalecimento da advocacia em Rondônia. Além disso, ele ocupou a posição de vice-presidente, foi Conselheiro Estadual e Conselheiro Federal, representando os interesses da advocacia rondoniense em âmbito estadual e nacional.”

Ao final das apresentações, foi aprovada a criação da Medalha Ney Leal, sendo escolhido o atual presidente da OAB, Beto Simonetti, como o primeiro homenageado pela outorga.

Márcio Nogueira também lembrou a todos que, caso estivesse vivo, Ney Leal completaria 73 anos de idade em 28 de setembro.

Quem foi Ney Luiz de Freitas Leal

Ney Leal, ao longo de sua vida, demonstrou um compromisso inabalável com a advocacia e a justiça. Sua história de contribuição para a advocacia em Rondônia é marcada por uma série de cargos e funções, desde a fundação da OAB no estado até seu serviço como Juiz Eleitoral e Procurador em órgãos governamentais. No entanto, seu impacto vai além de suas atribuições formais, pois ele também inspirou e orientou muitos jovens advogados a amar a profissão e seguir seu exemplo.

O legado de Ney Leal é um testemunho da importância da advocacia na sociedade e da influência positiva que um indivíduo dedicado pode ter sobre a profissão e a comunidade jurídica. Sua vida é um exemplo de comprometimento, lealdade e paixão pela advocacia, valores que continuam a inspirar aqueles que buscam a justiça e a excelência na prática do Direito em Rondônia.