Página Inicial / OAB/RO declara apoio a projetos culturais pela valorização do patrimônio histórico

projeto

Professor Marcos Teixeira apresentou o projeto do Memorial Rondon

Na tarde desta quinta-feira (09), o presidente de Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO), Andrey Cavalcante, recebeu o chefe do Departamento de Ciências Jurídicas da Universidade de Rondônia (Unir), Delson Fernando Barcellos Xavier e o professor Marco Antônio Domingues Teixeira do Departamento de história da Unir, para tratar de projetos culturais que consistem na implantação de um complexo histórico em homenagem a Marechal Rondon.

O projeto cultural já em andamento visa a implantação do “Memorial Rondon” na área do Complexo da Estrada de Ferro Madeira Mamoré e a Vila de Santo Antônio e será coordenado pelo Exército Brasileiro e a UNIR, tendo apoio e cogestão do IPHAN, Governo do Estado de Rondônia, SPU e Santo Antônio Energia. A tarefa de implantação ficará a cargo da empresa Memória Civelli.

Segundo um dos idealizadores do projeto, o professor Marcos Teixeira, o Memorial será composto de cinco edifícios que abrigarão a apresentação e recepção do Memorial Rondon, prédio das linhas telegráficas, prédio da exposição Roosevelt e Comissão Rondon, Auditório e exposição Forte Príncipe da Beira e o Centro de documentação e memória histórica/ CDMH – a cargo da UNIR e parceiros.

A OAB/RO, terá participação fundamental, contribuindo para consolidar ainda mais a pertinência social, cultural e cívica. Momento em que já se comemora um avanço na valorização do patrimônio histórico de Rondônia com a vitória a ação pelo resgate e proteção da EFMM, cuja sentença proferida pelo juiz Federal Dimis Braga, da 1ª Vara da Seção Judiciária de Rondônia resgata a dignifica a cidadania rondoniense e a autoestima da população de Porto Velho.

O presidente da OAB/RO, Andrey Cavalcante, ressalta que a Seccional trabalha arduamente para garantir o respeito ao patrimônio histórico de Rondônia e tem como finalidade integrar a projetos como este que busquem a mesma defesa.

De acordo com o professor Marcos Teixeira, o apoio da OAB/RO, consolidará a credibilidade da proposta e seu gerenciamento institucional, além disso, a potencial cooperação da Ordem será de enorme valia para a adesão de outros parceiros à proposta.

Também participaram da reunião o secretário-geral da OAB/RO, Michel Fernandes Barros, a conselheira seccional, Renata Fabris e o presidente do Tribunal de Ética da OAB/RO, Roberto Jarbas Moura de Souza.

Confira imagens do projeto:

Fonte da Notícia: Ascom - OAB/RO