A Comissão da Mulher da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO) divulgou a data da Conferência Estadual da Mulher Advogada para os dias 29 e 30 de setembro. O anúncio foi feito durante a realização do ‘Curso de Capacitação em Aspectos Práticos Sobre Violência Familiar e Lei Maria da Penha’ nesta quarta-feira (4). O evento faz parte do calendário do Ano da Mulher Advogada.
A atividade será realizada pela Comissão da Mulher da OAB/RO em parceria com a Escola Superior de Advocacia de Rondônia (ESA/RO) e apoio da Caixa de Assistência aos Advogados de Rondônia (Caaro).
O presidente da Ordem, Andrey Cavalcante, afirma que a Seccional busca continuamente respaldar a mulher advogada e parabeniza a atuação da Comissão. “Iremos discutir temas relevantes para toda a sociedade e também de suma importância para as mulheres. Além disso, vamos promover a educação jurídica para a mulher advogada e discutir propostas que às apoiem no exercício da advocacia”, ressalta.
A vice-presidente da OAB/RO, Maracélia Oliveira, enfatiza a importância da participação das advogadas nos eventos para lembrar a luta diária da mulher em busca de seu espaço. “A mulher alcançou lugar antes inimaginável, mas apesar das muitas conquistas, ainda há muito para vencer para a afirmação da real isonomia entre os gêneros. E tratamento isonômico é zelar pela igualdade, sem, contudo, descuidar do necessário equilíbrio das diferenças”, salienta.
A presidente da OAB Mulher, Renata Fabris, explica que o evento faz parte do calendário do Ano da Mulher Advogada. “Estamos realizando diversos eventos durante todo o ano. No primeiro semestre conquistamos avanços importantes e seguiremos com a programação, voltada ao empoderamento da mulher advogada rondoniense. Esperamos contar com a participação maciça das advogadas do estado”, destaca.
A Comissão da Mulher Advogada está definindo a programação juntamente com a diretoria da Seccional e parceiros da iniciativa.
Ano da Mulher Advogada
O Conselho Federal da OAB proclamou 2016 como o Ano da Mulher Advogado. O objetivo é voltar os esforços para à implementação do Plano Nacional de Valorização da Mulher Advogada, aprovado pela entidade no ano passado, com diversas ações que garantem a efetiva participação das profissionais na Ordem e a proteção de suas prerrogativas. Desde o início do ano, a Seccional, por meio da Comissão da Mulher Advogada, vem promovendo uma série de ações em todo o estado.