A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO), em alusão ao Dia do Ouvidor, 16 de março, divulga o relatório da Ouvidoria, referente ao ano de 2016, no qual consta os 198 atendimentos realizados pelo órgão no período. “Foi um ano de muito avanço com a implantação do sistema da Ouvidoria”, cita o secretário geral-adjunto e ouvidor da Seccional, Eurico Montenegro Neto.
Segundo o relatório, 74 demandas foram a respeito de inscrição de profissionais, 22 ocorrências de serviços administrativos prestados pela Seccional e 23 demandas pertinentes a serviços tecnológicos, sobretudo PJE. Também foram esclarecidas 32 dúvidas jurídicas e recebidas 12 denúncias, entre outras atividades. No total, 25% das demandas foram feitas por cidadãos e 75% por advogados.
“A Ouvidoria da OAB/RO deve ser reconhecida como o meio mais rápido e efetivo de aprimoramento dos serviços prestados pela Seccional aos seus inscritos e à sociedade, atuando de forma eficiente e responsável a todos que a procuram”, ressalta Eurico.
Para a ouvidora-geral adjunta da OAB/RO, Lia Torres Dias, a Ouvidoria é o canal direto com a advocacia e toda a sociedade. “É um filtro que visa promover soluções imediatas, sempre que possível, bem como esclarecer e encaminhar demandas aos demais órgãos internos da OAB/RO. E através da implantação do projeto ‘Ouvidoria Presente’, pretendemos visitar todas as salas da OAB na Seccional e nas Subseções para ouvir os advogados sobre os problemas enfrentados no dia a dia, acolhendo críticas e sugestões para o enfrentamento dos problemas vivenciados pela classe”, enfatiza.
Canais Oficiais da Ouvidoria
A secretária da Ouvidoria Cristiane Lima salienta a importância de registro das Ouvidorias no próprio sistema, facilitando a gestão das demandas e a construção de ações e políticas visando atender a missão da OAB/RO.
São canais de comunicação da Ouvidoria, além do sistema disponibilizado no site da Seccional, a página no Facebook da Ouvidoria, o e-mail [email protected], o envio de correspondência endereçada à Seccional, preenchimento de formulário ou atermação realizada pela secretária da Ouvidoria, telefonema ou agendamento de reunião pessoal com o ouvidor.
Contudo, o ouvidor alerta que “o WhatsApp não é um canal formal de comunicação com a OAB/RO, de modo que conclamo a todos os advogados que encaminhem suas críticas, elogios e sugestões pelos canais oficiais, contribuindo com a efetividade das missões institucionais da entidade”, alerta Eurico.