Buscar em todo o site

Somente em agenda

Somente em comissões

Somente em galerias

Somente em publicações

Somente em setores

Somente em subseções

Somente em TED

OAB/RO e Cejusc dialogam por cumprimento de prerrogativas da advocacia

Página Inicial / OAB/RO e Cejusc dialogam por cumprimento de prerrogativas da advocacia

Vice-presidente da Seccional, Maracélia Oliveira, e o juiz José Torres, diretor do Fórum dos Juizados Especiais

Na manhã desta segunda-feira (28), a vice-presidente da Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RO) e presidente da Comissão de Defesa das Prerrogativas (CDP), Maracélia Oliveira, e o juiz de Direito José Torres, diretor do Fórum dos Juizados Especiais, onde está instalada a Centrais Judiciárias de Soluções de Conflitos e Cidadania (Cejusc), estiveram reunidos para tratar das propostas de melhorias de atendimento aos advogados que utilizam o referido órgão.

Foram entregues dois ofícios ao diretor do Fórum, resultado de pedidos de providências de diversos advogados, relativos à entrada no prédio, como acesso antes do retorno do expediente, às 16 horas, a prioridade de atendimento na fila de identificação, e a revista adequada dos profissionais, ao passarem pelos detectores de metais.

Segundo explicou Maracélia Oliveira, alguns advogados procuraram a OAB para aguardar dentro do prédio, antes do reinício do expediente, às 16 horas. “O pedido tem arrimo na prerrogativa inserta no art. 7º, inc. V, da Lei nº 8.906/94, que assegura à advocacia ingressar livremente em qualquer recinto que funcione repartição judicial, dentro do expediente ou fora dele, desde que se ache presente qualquer servidor ou empregado. Além da autorização legal para o ingresso em prédio público, a situação expõe os colegas à situação de insalubridade, considerando que não há cobertura adequada fora do prédio, ficando todos sujeitos ao nosso calor amazônico da tarde”, ressalta Maracélia Oliveira.

O juiz diretor do Fórum afirmou que tal medida já é cumprida, mas que irá orientar os servidores da entrada dos advogados quinze minutos antes da abertura do expediente vespertino, para que aguardem na sala de espera. “Os profissionais podem aguardar a abertura do Fórum na recepção, inclusive, estamos trabalhando para melhorar a estrutura da sala de espera”, disse o juiz José Torres.

Detectores de metais
Com relação ao aparelho detector de metais, recentemente instalado no prédio, a vice-presidente da Seccional também solicitou que fosse garantida a prioridade no atendimento dos profissionais para ingresso no Fórum.

“Em atenção ao que dispõe o art. 6º, parágrafo único, da Lei nº 8.906/94, é importante que sejam os servidores orientados a dar prioridade para o cadastramento e ingresso dos profissionais da advocacia. Principalmente se considerarmos que a longa espera em filas para entrar no prédio pode prejudicar o colega a chegar no horário da audiência, muitos deles, já vindo de compromissos profissionais de outros prédios da Justiça”, enfatiza Maracélia Oliveira.

O juiz José Torres prontamente acatou o pedido e garantiu que a prerrogativa será cumprida

O juiz José Torres prontamente acatou o pedido e garantiu que a prerrogativa será cumprida, para recomendar os servidores a darem prioridade aos advogados que se identificarem nas filas da recepção do prédio, com a apresentação da carteira da OAB. “Já orientamos os serventuários quanto ao tratamento preferencial e condigo aos advogados e advogadas, aliás, essa tem sido nossa principal recomendação dada aos servidores da Cejusc”, destaca o juiz diretor do Fórum.

O juiz José Torres destacou também que os servidores estão orientados a não dar tratamento diferenciado entre membros do Ministério Público, Defensoria e advocacia, estando todos submetidos ao aparelho detector de metais, para garantia da segurança coletiva.

Finalizando a reunião, a vice-presidente da OAB/RO, Maracélia Oliveira, solicitou ao diretor do Fórum que a revista das advogadas, na porta com detector de metais, seja feita por servidoras ou agentes de segurança femininas. “Algumas colegas não se sentem à vontade para a revista feita por agentes do sexo masculino, o que poderia ser resolvido com a averiguação feita apenas por agentes mulheres”.

“Vamos promover todas as orientações necessárias ao bom atendimento dos advogados que militam aqui nos Juizados Especiais. A advocacia possui suas prerrogativas profissionais merecedoras de total respeito. Aproveito a reunião para reafirmar nosso bom relacionamento institucional”, ressalta o juiz José Torres.

Maracélia Oliveira agradeceu a sensibilidade do diretor do Fórum em atender as demandas propostas pela instituição. “O juiz José Torres sempre nos recepcionou muito bem, com extrema cortesia e sensibilidade às demandas da advocacia. Agradeço pela disposição em nos ouvir, o diálogo será sempre nossa prioridade, mantendo o bom relacionamento entre as instituições”.

Fonte da Notícia: Ascom OAB/RO

Mais Publicações

Acessos Rápidos

Nenhum evento próximo encontrado.
Josué Henrique,/ Whatsapp (32172100) responsáveis

69 3217-2099 telefone
Emile Melissa responsável

69 3217-2108 telefone
Jane Paulino responsável

Luana Maia,David Lukas responsáveis

Kea Alexia responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Irlene França responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Ivanete Damasceno (Jornalista) responsável

Emile Melissa responsável

Khenia Medeiros,Cristiane Oliveira responsáveis

Dr. Cassio Vidal ,Dra. Saiera Silva responsáveis

Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2101 telefone
Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2100 telefone
Cristiane Lima responsável

Cristiane Oliviera,David Lukas responsáveis

Ana Flávia responsável

69 3217-2108 telefone
Josué Henrique,Filipe Aguiar,3217-2100 WhatsApp responsáveis

Isa Carneiro,Rosa Brilhante responsáveis

Luana Maia,Jéssica Delai responsáveis

69 3217-2123 telefone