A Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RO) firmou parceria com as Faculdades Integradas Aparício Carvalho (Fimca) para promover a Semana do Bem-Estar Animal, em Porto Velho, no próximo dia 7 de outubro. O convênio foi fechado, na última quinta-feira (31), pela presidente da Comissão de Proteção e Defesa Animal (CPDA) OAB/RO, Andréa Almeida, o ouvidor-adjunto da entidade, Felipe Gurjão, o diretor da Fimca, Aparício Carvalho, a coordenadora acadêmica, Rita Ramalho, e a coordenadora do curso de medicina veterinária, Liana Vilela.
A finalidade do projeto é conscientizar a população rondoniense sobre os cuidados com os animais no início de vida, sensibilizar a comunidade a respeito da preservação da vida animal e apresentar medidas necessárias para posse e guarda responsável.
“O tema da defesa dos direitos dos animais está ganhando cada vez mais evidência, e queremos explorar bem essa ideia. Propor campanhas educativas e ações voltadas a discutir a defesa do bem-estar animal, e contar com esse apoio é fundamental. Nossa missão é de divulgar o trabalho que a Comissão realiza lutando pelos direitos dos animais e, sempre, estar buscando, junto à sociedade, levar as informações necessárias dos cuidados dos animais, a importância da castração, entre outros aspectos”, pontua Andréa Almeida.
A Semana do Bem-Estar Animal está programada para acontecer no dia 7 de outubro, a partir das 16h, no Espaço Alternativo. A
programação do evento inclui distribuição de material educativo, orientações para esclarecer dúvidas da população, informações e registro de denúncias e ocorrências, feira de adoção, arrecadação de ração e um desfile de moda pet. Haverá ainda plantão com veterinários para que os visitantes possam tirar dúvidas sobre o trato e o cuidado com os animais. Além disso, será disponibilizada vacinação antirrábica.
Felipe Gurjão convida a advocacia para participar do projeto. “É uma forma de fomentar os debates de políticas públicas em prol dos nossos animais, bem como fortalecer e colocar em prática essas ações que favorecem não só os animais, mas toda a sociedade. Precisamos fortalecer as campanhas de vacinação, castração, posse e guarda responsável de animais. Temos o papel de acompanhar esses projetos e somar esforços no que for melhor para todos”, comenta.