Buscar em todo o site

Somente em agenda

Somente em comissões

Somente em galerias

Somente em publicações

Somente em setores

Somente em subseções

Somente em TED

OABRO é iluminada de rosa em alusão ao outubro rosa, fortalecendo a prevenção do câncer de mama

Página Inicial / OABRO é iluminada de rosa em alusão ao outubro rosa, fortalecendo a prevenção do câncer de mama

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia, deu início nesta quinta-feira (05/10) a iluminação em rosa da sua sede como parte da adesão ao movimento Outubro Rosa. Essa ação tem como objetivo sensibilizar tanto as mulheres advogadas quanto a sociedade em geral sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Aline Silva, secretária-geral da OABRO, ressaltou o papel fundamental da advocacia como voz da cidadania e destacou a necessidade de alertar as mulheres, especialmente as advogadas, para a relevância da sua saúde, do autocuidado e da busca por exames e tratamentos precoces. “A cada três diagnósticos de câncer de mama, um deles oferece perspectiva de cura. Por isso, precisamos ampliar a importância da detecção precoce e o autoconhecimento das mulheres. Para este mês, a AOBRO realizará ações que apoiem e orientem às mulheres facilitando o acesso a informações e recursos essenciais para a prevenção e o tratamento dessas doenças”, destacou.

O presidente da OABRO, Márcio Nogueira destacou que é crucial que as mulheres reservem um momento para cuidar de si mesmas, uma vez que a agitação do dia a dia frequentemente as impede de dar a devida atenção à sua própria saúde. “A OABRO adere ao outubro Rosa para chamar atenção para que as mulheres deem importância dos exames preventivos e periódicos, como a mamografia e o Papanicolau”, ressaltou.

Importância da prevenção

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, o câncer de mama é a doença mais comum globalmente, principalmente em mulheres. No Brasil, quase 50 pessoas morrem diariamente devido a essa doença. O diagnóstico precoce é fundamental, sendo a mamografia a principal ferramenta.

Recomenda-se iniciar a mamografia aos 50 anos, com exames anuais ou a cada dois anos até os 69 anos. O exame clínico das mamas é crucial, com direito à mamografia a partir dos 40 anos se houver alguma alteração.
Para mulheres com histórico familiar de câncer de mama antes dos 50 anos, a mamografia deve começar aos 35 anos, anualmente. Essas medidas são essenciais na prevenção e tratamento do câncer de mama.

Desde 1990, o mês de outubro é dedicado à conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce desse tipo de câncer. Além das diversas atividades planejadas, são enfatizados os acessos aos serviços de diagnóstico e tratamento, contribuindo assim para a redução das taxas de mortalidade.

Fonte da Notícia: Ascom OAB/RO

Mais Publicações

Acessos Rápidos

Nenhum evento próximo encontrado.
Josué Henrique,/ Whatsapp (32172100) responsáveis

69 3217-2099 telefone
Emile Melissa responsável

69 3217-2108 telefone
Jane Paulino responsável

Luana Maia,David Lukas responsáveis

Kea Alexia responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Irlene França responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Ivanete Damasceno (Jornalista) responsável

Emile Melissa responsável

Khenia Medeiros,Cristiane Oliveira responsáveis

Dr. Cassio Vidal ,Dra. Saiera Silva responsáveis

Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2101 telefone
Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2100 telefone
Cristiane Lima responsável

Cristiane Oliviera,David Lukas responsáveis

Ana Flávia responsável

69 3217-2108 telefone
Josué Henrique,Filipe Aguiar,3217-2100 WhatsApp responsáveis

Isa Carneiro,Rosa Brilhante responsáveis

Luana Maia,Jéssica Delai responsáveis

69 3217-2123 telefone