Página Inicial / OAB/RO e Prefeitura de Porto Velho debatem políticas públicas em prol dos animais de ruas do munícipio

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO), por meio da Comissão de Proteção e Defesa Animal (CPDA), participou na última sexta-feira (6), de reunião com o prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves, para tratar sobre a implementação e execução de políticas públicas em prol dos animais de ruas do munícipio de Porto Velho.

Participaram da reunião a presidente da Comissão, Andréa Almeida; a vice-presidente, Ana Valeska Duarte; a procuradora do Ministério Público Federal (MPF), Gisele Bleggi Cunha; o vereador Aleks Palitot; a primeira-dama do município, Ieda Chaves; e as equipes técnicas da Subsecretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema); Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), Procuradoria-Geral do Município, Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transporte (SEMTRAN).

O presidente da OAB/RO, Andrey Cavalcante, ressalta que “A OAB/RO enquanto entidade em prol da sociedade apoia toda iniciativa que vise trazer benefícios para a nossa capital. O problema dos animais abandonados é uma questão de extrema relevância para todos nós e até mesmo uma questão de saúde pública”.

Segundo o prefeito Hildon Chaves, essa foi a primeira reunião para traçar o planejamento das ações que pretendem fazer pela causa animal, e será dada continuidade de outros encontros para concluir cronograma. “O encontro foi de suma importância para iniciarmos uma discussão sobre o cronograma para implementar políticas de bem-estar animal, como campanha de castração, atendimento emergencial de animais acidentados, parceria com as ONGs de proteção animal e, futuramente, a inauguração de um abrigo público, com toda estrutura para atendimento aos animais para população carente”, pontua.

A presidente da Comissão, Andréa Almeida, destaca a importância da discussão com o chefe do executivo municipal. “Nós precisamos criar programas e políticas públicas permanentes e efetivas para que possamos ter um controle desses animais em estado de abandono, principalmente com relação à castração. É muito importante destacar que a saúde é um conjunto e consiste em saúde humana, saúde animal e saúde do ambiente. Não se pode separar”.

“É com muita satisfação que nós temos a oportunidade de dialogar com o prefeito, que vem demonstrando interesse implementar politicas públicas em prol da causa animal. Nós podemos sentar lado a lado do poder público, chegando a um consenso de como trabalhar o bem-estar na capital portovelhense. Será um grande passo! Todos ganharão e os mais beneficiados serão aqueles que não têm o poder da voz: nossos cães e gatos’’, pontua a vice-presidente da Comissão, Ana Valeska Duarte.