Página Inicial / OAB/RO e TJ discutem ajustes finais para inauguração de novo fórum em Ouro Preto

Ação dará celeridade à prestação jurisdicional da advocacia de Ouro Preto.

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO) realizou, na última terça-feira (14), reunião com o presidente do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO), desembargador Sansão Saldanha, para debater os ajustes finais para a inauguração do prédio do novo fórum do município de Ouro Preto do Oeste. A sede, prevista para ser inaugurada no dia 1º de dezembro, terá o nome do ex-presidente do Tribunal, desembargador Cássio Rodolfo Sbarzi Guedes, falecido em fevereiro de 2017.

Pela Ordem, participaram da reunião o secretário-geral adjunto, Eurico Montenegro Neto; o presidente da Subseção de Ouro Preto do Oeste, Herbert Rocha; a conselheira federal por Rondônia, Veralice Veris; e o conselheiro Seccional, Marcos Donizetti Zani.

Herbert Rocha apontou ajustes finais para inauguração do novo fórum.

Durante a reunião, Eurico Montenegro Neto avaliou a visita institucional como muito produtiva e elogiou a justa homenagem ao magistrado que dedicou sua vida ao Judiciário estadual e deixou sua marca na magistratura rondoniense. “Estamos felizes com mais essa conquista para a advocacia, pois a implantação do novo Fórum Cássio Rodolfo Sbarzi Guedes será de extrema valia para os profissionais da classe em Ouro Preto, de modo que a prestação jurisdicional se tornará mais célere à comunidade local”, pontua.

Na oportunidade, Eurico Montenegro Neto também reiterou pleitos da advocacia rondoniense, tais como a cessão de estacionamento nos Juizados Especiais, implantação de alvará eletrônico, entre outros.

A inauguração está prevista para o dia 1º de dezembro.

O presidente da Subseção da OAB em Ouro Preto do Oeste, Herbert Rocha, comemorou a ação do Tribunal e destacou o grande empenho da instituição para a efetivação de demandas da advocacia local. “Especificamente em relação a Ouro Preto esperamos uma aproximação entre as Varas, pois a prestação de serviços no município tem melhorado consideravelmente e, por isso, temos buscado atender os reclames da advocacia, sempre trazendo ao Tribunal as demandas que visam a melhor prestação jurisdicional”, enfatizou.

A exemplo dos ambientes que foram oferecidos para os magistrados e representantes do Ministério Público Estadual no Fórum do município, Herbert Rocha solicitou que o Tribunal também disponibilizasse salas aos profissionais da advocacia. O presidente da Subseção ainda entregou ofício ao TJ solicitando a concessão de 25% das vagas de estacionamento no novo Fórum Cássio Rodolfo Sbarzi Guedes para a OAB.

Pedidos da Subseção serão avaliados.

O presidente do Tribunal, desembargador Sansão Saldanha, ouviu os questionamentos e garantiu que todas as solicitações serão discutidas e avaliadas, para que sejam tomadas as providências necessárias. “Para nós, o pedido da sala de estar para descanso durante a realização dos júris é razoável e se justifica, pois são profissionais sem os quais a nossa instituição não funciona. Vamos verificar e, sem dúvida, atender às reivindicações, já que é um edifício novo e, com certeza, terá espaço para atender a OAB e dar aos profissionais as condições necessárias para o exercício profissional”, conclui.

Homenagem
O desembargador Sansão Saldanha pontua que o Fórum da Comarca de Ouro Preto do Oeste receberá o nome do ex-presidente do TJRO, desembargador Cássio Rodolfo Sbarzi Guedes, falecido em fevereiro deste ano, como homenagem pela sua atuação marcante na magistratura rondoniense.