A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO) se reuniu, na última terça-feira (12), com a Coordenadoria de Informática do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia (Coinf/TJRO) para discutir a sincronização dos serviços entre as equipes técnicas das instituições. No encontro ficou definida uma parceria para estabelecer atendimento de alta prioridade de suporte aos advogados em eventuais problemas com Processo Judicial eletrônico (PJe) e demais sistemas disponibilizados pelo órgão.
Participaram da reunião o secretário-geral adjunto da OAB/RO, Eurico Montenegro Neto, acompanhado dos técnicos da Seccional: Daniel Nevony e Marcelo Marques; e pelo Coinf: Ângela Szymczak (coordenadora), Valglaci Sousa (diretor de suporte ao usuário) e Vágner Ferreira (chefe de seção – help desk).
Durante o encontro, Eurico Montenegro Neto expressou a importância da celeridade na assistência aos advogados. “Nossa intenção é que o atendimento ao advogado seja prioritário. A gente busca um atendimento mais efetivo. Queremos encontrar uma maneira de resolver e ter um acesso mais integrado com o Tribunal para tentarmos um canal mais direto entre as instituições”, disse o secretário-geral adjunto.
A coordenadora do Coinf explicou que um sistema chamado OTRS será, em breve, utilizado pelo TJ/RO para atendimento e propôs a utilização da ferramenta para suporte à Seccional. “A gente precisa ter uma comunicação mais rápida. Está em fase de testes a ferramenta que pode ser utilizada para isso. Nela vamos cadastrar o contato do suporte da OAB/RO como prioritário. Começa a funcionar efetivamente a partir do dia 26 de abril”, afirmou.
Conforme o Coinf, na OTRS estará classificado o tempo médio de atendimento dos chamados. Como ainda não existe métrica para tal procedimento, o tempo será estimado de acordo com o nível de complexidade. Uma nova reunião deve ocorrer na primeira quinzena de maio para avaliar situação do serviço.
Emissão de certidão automática do PJe
O secretário-geral adjunto aproveitou a reunião para se atualizar sobre a situação da emissão de certidão automática do PJe e foi informando por Ângela Szymczak que a Coinf está testando e adquirindo ferramenta de monitoramento para dar maior agilidade na publicação da certidão de indisponibilidade do PJe. Quanto a possíveis problemas pontuais pode-se dar um relatório técnico do problema ocorrido.
A coordenadora explica que atualmente o sistema fiscaliza a disponibilidade de cinco em cinco minutos. Com a nova ferramenta ficará mais ágil, de um minuto em um minuto.