Buscar em todo o site

Somente em agenda

Somente em comissões

Somente em galerias

Somente em publicações

Somente em setores

Somente em subseções

Somente em TED

OAB/RO fará campanha de conscientização sobre publicidade direcionada a crianças

Página Inicial / OAB/RO fará campanha de conscientização sobre publicidade direcionada a crianças

Gabriel Tomasete, Marié Miranda, Glícia Miranda, Fernanda Marinela e Eduarda Mourão durante sessão do Conselho Pleno da OAB nacional

O Conselho Pleno da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) aprovou por unanimidade, na última terça-feira (27), a proposta para realização de uma campanha para conscientizar a população quanto aos efeitos da publicidade infantil sobre as crianças. Idealizada pelo presidente da Comissão de Defesa dos Direitos dos Consumidores da OAB Rondônia (OAB/RO), Gabriel Tomasete, e relatada pelo conselheiro federal Luís Claudio Alves Pereira (MS), a proposta foi incluída na pauta a pedido da presidente nacional da Comissão Especial de Defesa do Consumidor, Marié Miranda.

O tema tem despertado a atenção de integrantes do sistema de justiça e da sociedade como um todo. Assim, a aprovação da campanha, que pretende ser desenvolvida por meio de atuação conjunta das Comissões de Defesa do Consumidor, da Criança e do Adolescente e da Mulher Advogada, mostra-se necessária. Nela estão expressos os graves impactos do consumismo na infância, bem como o dever de proteção a garantias fundamentais asseguradas às crianças, tais como a prioridade absoluta dos seus direitos, seu melhor interesse e proteção integral, inclusive nas relações de consumo.

O presidente da Comissão do Consumidor da OAB/RO, Gabriel Tomasete, pontua a importância de reforçar o debate sobre a publicidade infantil. “A publicidade dirigida às crianças acarreta um consumismo exagerado e as consequências são várias, dentre elas a obesidade, o estresse familiar, a erotização precoce, a valorização da questão material, e, inclusive, o superendividamento das famílias, e esse é um tema que atinge todas as classes sociais. Agora, nós iremos elaborar as ações em conjunto, fortalecendo o trabalho da OAB, e o movimento de defesa do consumidor no âmbito estadual e nacional”.

Segundo Gabriel Tomasete, que também é membro fundador da Rede Brasileira Infância e Consumo e integrante do Conselho Estadual de Defesa do Consumidor em Rondônia, pesquisas feitas recentemente afirmam que as crianças passaram a ser o principal alvo da publicidade, e por isso é importante levar à sociedade a preocupação e posicionamento da OAB, sobre a publicidade infantil, devido às consequências negativas provocadas pelo ato.

“Essa é uma campanha para a Comissão de Defesa do Consumidor com apoio da Comissão da Mulher, Comissão da Infância e Juventude, para alertar os pais e as crianças dos efeitos da publicidade infantil quanto à questão da educação, educação alimentar, a ilusão por traz do comprar e da supremacia do ter sobre o ser, algo que hoje vivenciamos muito nas famílias e com as crianças. A preocupação em consumir sem ser orientado, de forma indevida e distorcida, traz um prejuízo muito grande. Publicidade infantil deve respeitar os direitos do consumidor e da criança”, acrescentou a presidente nacional da Comissão Especial de Defesa do Consumidor, Marié Miranda.

A proposta contou com apoio de mais de 20 entidades representativas ligadas à defesa dos direitos dos consumidores. Para conferir a carta, clique aqui.

Reunião em Brasília com o presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia

Campanha
Na manhã desta quarta-feira (28), os presidentes das Comissões do Consumidor de várias Seccionais estiveram reunidos com o presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, em Brasília, para discutir as ideias e detalhes sobre a Campanha “Por uma Infância Livre da Publicidade Comercial”.

Gabriel Tomasete, presidente da Comissão do Consumidor da OAB/RO, destaca a relevância da iniciativa e apoio do Conselho Federal da OAB. “Um dos principais objetivos da campanha é conscientizar os pais e a sociedade, para que observem as propagandas e evitem adquirir produtos de fabricantes que manipulem a criança. Ter o apoio da OAB nacional e das demais Seccionais é extremamente importante para que consigamos, juntos, alcançar esse propósito”, enfatizou.

Fonte da Notícia: Ascom OAB/RO

Mais Publicações

Acessos Rápidos

Nenhum evento próximo encontrado.
Josué Henrique,/ Whatsapp (32172100) responsáveis

69 3217-2099 telefone
Emile Melissa responsável

69 3217-2108 telefone
Jane Paulino responsável

Luana Maia,David Lukas responsáveis

Kea Alexia responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Irlene França responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Ivanete Damasceno (Jornalista) responsável

Emile Melissa responsável

Khenia Medeiros,Cristiane Oliveira responsáveis

Dr. Cassio Vidal ,Dra. Saiera Silva responsáveis

Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2101 telefone
Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2100 telefone
Cristiane Lima responsável

Cristiane Oliviera,David Lukas responsáveis

Ana Flávia responsável

69 3217-2108 telefone
Josué Henrique,Filipe Aguiar,3217-2100 WhatsApp responsáveis

Isa Carneiro,Rosa Brilhante responsáveis

Luana Maia,Jéssica Delai responsáveis

69 3217-2123 telefone