OAB/RO formaliza parceria com TRE/RO para Projeto Patrulha Eleitoral

Página Inicial / OAB/RO formaliza parceria com TRE/RO para Projeto Patrulha Eleitoral

Membros da Comissão Especial de Direito Eleitoral da OAB/RO em reunião com membros da EJE

A Comissão Especial de Direito Eleitoral da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO), em conjunto a membros da Escola Judiciária Eleitoral (EJE) do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO) realizaram, na última sexta-feira, uma reunião no Palácio Rio Madeira (CPA), com o objetivo de traçar as bases iniciais de uma grande parceira institucional para impulsionar o Projeto Patrulha Eleitoral.

Os advogados representantes da Comissão Eleitoral da OAB/RO, presidente Jamyson Nascimento, vice-presidente Cassio Esteves Jaques Vidal e membro Renato Spadoto Righetti, empregarão os esforços necessários para tentar disponibilizar tanto as estruturas físicas como de pessoal das subseções da Ordem nos municípios do interior, com intuito de realizar a capacitação e as reuniões dos patrulheiros eleitorais.

“A parceria da Comissão de Direito Eleitoral da OAB/RO com a EJE visa efetivar a integração das entidades em prol da concretização da cidadania no Estado, conscientizando os eleitores e candidatos acerca de direitos e deveres em período eleitoral. O Projeto Patrulha Escolar do qual a EJE é vanguardista em nível Nacional, tem suma importância de alcance nas escolas e no desenvolvimento e despertar dos jovens na participação política já tendo o TRE colhido bons frutos da iniciativa. A OAB participará conjuntamente em todos os trabalhos”, pontua Jamyson Nascimento.

O encontro foi conduzido pelo vice-diretor da EJE, Delson Barcellos, e contou com a participação da diretora-geral e coordenadora do projeto, Elizeth Afonso, assim como da assistente da escola, Juliana Hernandez, oportunidade em que foi apresentado o conceito, a filosofia, o público alvo e os objetivos da Patrulha Eleitoral no Estado de Rondônia.

“O projeto já foi apresentado ao UNICEF-BRASIL pela diretoria-geral do Tribunal, com intuito de dar uma ampla visibilidade em âmbito nacional. Já esta parceria com a OAB Rondônia se iniciou na Ação Global de 2016, em Porto Velho, que foi realizada com apoio da Justiça Eleitoral”, asseverou Elizeth.

Foi registrada, ainda, pela coordenadora da Patrulha, a solicitação feita ao TRE-ES acerca da disponibilização do aplicativo Pardal para recebimento de denúncias de ilícitos eleitorais nas eleições municipais de 2016, com intuito de ajudar a população e os patrulheiros eleitorais no envio de informações desse tipo de ocorrências à Justiça Eleitoral rondoniense.

Com informações Ascom TRE-RO