Buscar em todo o site

Somente em agenda

Somente em comissões

Somente em galerias

Somente em publicações

Somente em setores

Somente em subseções

Somente em TED

OABRO garante defesa de advogado e Justiça arquiva acusação.

Página Inicial / OABRO garante defesa de advogado e Justiça arquiva acusação.

Acusação feita pelo MP em desfavor do advogado dava-se no contexto do exercício da profissão.

Sempre atuante em defesa da advocacia, a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO) conseguiu nesta quinta-feira (1º) um resultado de caráter prático na Justiça. Um advogado que estava sendo acusado de estelionato no exercício da profissão, teve o processo arquivado, após a Ordem intervir no caso e defender a imunidade e prerrogativas da advocacia. O processo foi registrado na 2ª Vara Genérica de Buritis.

O advogado envolvido no processo em questão protocolou um pedido de assistência da OAB/RO. Imediatamente, o presidente da Seccional, Márcio Nogueira, deferiu o pedido e, por meio do procurador-geral Raimisson Miranda, houve o ingresso no caso defendendo a tese de que os fatos atribuídos ao profissional estavam diretamente ligados ao exercício de sua atividade.

“A decisão preserva a essencialidade e a imunidade profissional da advocacia, garantindo que este instrumento primordial de justiça não seja criminalizado”, destacou o Dr. Raimisson.

Após análise do caso, o juiz de Direito, Pedro Sillas Carvalho, reconheceu que não havia provas suficientes para caracterizar o crime de estelionato e determinou o arquivamento do processo. Em sua decisão, o magistrado destacou que não havia dolo por parte do advogado e que o erro cometido foi involuntário.

A intervenção

Márcio Nogueira, ao saber do desfecho do caso, reiterou a importância da intervenção da OAB/RO no caso: “Má fé não se presume. E o exercício da profissão com todas suas prerrogativas deve ser preservado”. Nogueira ainda destacou que a Ordem atua incansavelmente para garantir que o sistema criminal não seja utilizado como meio de embaraçar a liberdade profissional dos advogados.

Sentença

Carvalho, por sua vez, explicou que a decisão de arquivar o processo se baseou na ausência de provas de dolo por parte do advogado citado no processo judicial. “Trago esses julgados, pois o cerne maior é se o Requerido teria agido com dolo. Não há nos autos nenhum tipo ou indício, pelo contrário, o Requerido demonstra com documentos que não tinha conhecimento do óbito de seu ‘cliente’ e quando houve soube da notícia, teria repassado o valor para os herdeiros”, afirmou o magistrado na decisão.

Vigilância

No documento em que a OAB/RO fez sua intervenção, foi destacada a necessidade de apontar específicas violações de suas prerrogativas e/ou das prerrogativas de seu inscrito. Desta feita, a Ordem continua vigilante para evitar ataques à advocacia e a qualquer tentativa de criminalização da atividade profissional.

Fonte da Notícia: Ascom OAB/RO

Mais Publicações

Acessos Rápidos

Nenhum evento próximo encontrado.
Josué Henrique,/ Whatsapp (32172100) responsáveis

69 3217-2099 telefone
Emile Melissa responsável

69 3217-2108 telefone
Jane Paulino responsável

Luana Maia,David Lukas responsáveis

Kea Alexia responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Irlene França responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Ivanete Damasceno (Jornalista) responsável

Emile Melissa responsável

Khenia Medeiros,Cristiane Oliveira responsáveis

Dr. Cassio Vidal ,Dra. Saiera Silva responsáveis

Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2101 telefone
Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2100 telefone
Cristiane Lima responsável

Cristiane Oliviera,David Lukas responsáveis

Ana Flávia responsável

69 3217-2108 telefone
Josué Henrique,Filipe Aguiar,3217-2100 WhatsApp responsáveis

Isa Carneiro,Rosa Brilhante responsáveis

Luana Maia,Jéssica Delai responsáveis

69 3217-2123 telefone