Na última terça-feira (24), o presidente da Comissão Proteção à Cidadania e Mobilização Comunitária da Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RO), Marcos Alves, esteve reunido com representantes do governo de Rondônia e da Diretoria das Irmãs Marcelinas no Brasil para discutir e buscar aperfeiçoar e ampliar parceria do estado com as Irmãs Marcelinas em Rondônia, tanto na área da Saúde como na Educação.
Com as presenças do governador do Estado, Confúcio Moura, do secretário-chefe da Casa Civil Emerson Castro, do secretário de estado da Saúde (Sesau) Williames Pimentel, da Secretária de Educação (Seduc) Fátima Gaviolli, da presidente das Casas de Saúde Santa Marcelina no Brasil, irmã Rosane Ghedin, da diretora do hospital Santa Marcelina em Rondônia, irmã Lina Maria Ambiel, a reunião tratou do Convênio já existente entre a Associação Educacional da Irmãs Marcelinas com o Estado de Rondônia, e da ampliação e ajustes necessários para que pacientes do Hospital João Paulo II possam ser transferidos e concluírem o tratamento no hospital das Irmãs Marcelinas.
Na área da Saúde (Sesau e Irmãs Marcelinas), foi tratado a possibilidade de ampliação e ajustes no convênio já existente entre as entidades. Os ajustes na área da Saúde, permitirão que pacientes do Hospital e Pronto-Socorro João Paulo II, dependendo do perfil que será flexibilizado pelas Irmãs, sejam imediatamente transferidos para a unidade mantida pelas religiosas, o que contribuirá para desafogar o maior centro de atendimento emergencial da capital.
O presidente da comissão Proteção à Cidadania e Mobilização Comunitária da OAB/RO, Marcos Alves, que vem acompanhando todo processo, reconhece o importante trabalho desenvolvido pelas Irmãs e garante apoio irrestrito da OAB/RO nesta proposta. “Mais uma vez a população ganha com o esforço comum entre as instituições. A OAB cumprindo seu papel de defensora da cidadania e do cidadão sempre se fará presente para acompanhar e mediar todo o processo de discussão entre as entidades, sempre buscando a justiça social e lutando pela garantia de cidadania ao cidadão. Agradeço a confiança do presidente da OAB/RO Andrey Cavalcante em acreditar nesse projeto e ter confiado a mim tão nobre causa”.
As Irmãs Marcelinas estão presentes no estado de Rondônia há mais de 40 anos. Uma Instituição filantrópica, sem quaisquer fins lucrativos, que luta bravamente em favor da humanização da saúde no Brasil e também no Estado de Rondônia, sendo referência na Amazônica na área de reabilitação motora, confecção de próteses e órteses, tratamento de hanseníase, sendo merecedora de todo apoio e atenção por parte da OAB/RO.