Nesta quinta-feira, 30 de abril, se comemora o Dia do Ferroviário, e a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO) presta homenagem a estes profissionais que tanto se dedicaram pelo crescimento do estado de Rondônia, com a construção da lendária Estrada de Ferro Madeira Mamoré (EFMM).
O presidente da OAB/RO, Andrey Cavalcante, relembra a garra dos milhares de ferroviários que dedicaram suas vidas na construção da 15ª ferrovia do país entre os anos de 1907 e 1912. Guerreiros incansáveis que enfrentaram as intempéries da natureza.
“Os ferroviários já contribuíram muito para o desenvolvimento do país e em Rondônia, deixaram marcas indeléveis na história como esse rico patrimônio histórico, que é a Estrada de Ferro Madeira Mamoré”.
Em homenagem a estes pioneiros, a OAB/RO dedica a decisão histórica e ação inédita, da 1ª Vara da Justiça Federal – Seção Rondônia, que atendeu ao pleito da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO), em Ação Civil Pública (ACP) e condenou a União, Estado, Município e Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico de Rondônia) a catalogar as peças, remover para local seguro, restaurar , limpar e se necessário, promover a lubrificação das locomotivas e demais peças históricas do acevo da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, atingidas pela cheia histórica do rio Madeira em 2014.
A ação versou sobre o risco de deterioração ou mesmo destruição de locomotivas e demais peças históricas mais pesadas deixadas no pátio da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré quando da enchente histórica de 2014. Na época, as águas já haviam atingido os vagões e os galpões já estavam inundados com peças que flutuavam.
Sabe-se que boa parte do trabalho dos ferroviários já foi perdida, mas a OAB Rondônia, continua a luta incansável pela manutenção dos bens deixados por estes trabalhadores.
“Os danos são irreversíveis, mas esperamos que mediante esta ação, os entes possam se mobilizar a comprometer-se em preservar nossa história. A base de um povo está em sua cultura e seu acervo. Na condição de guardiões da Constituição, não poderíamos nos omitir e permitir que o descaso com a nossa memória continue”, asseverou Andrey Cavalcante.
Dia do Ferroviário – 30/04
Em 30 de abril de 1854 foi inaugurada a primeira linha ferroviária do Brasil, o que fez com que data se transformasse em o Dia do Ferroviário, profissional que trabalha nas estradas de ferro. Apesar de atualmente não se dar o valor merecido ao transporte ferroviário, ele tem presença significativa na história, principalmente quando se remete as locomotivas, tanto no transporte de passageiros quando de cargas na construção do País. Uma marca histórica está em 1930, quando Getúlio Vargas pegou um trem no Rio Grande do Sul e seguiu para o Rio de Janeiro, conduzindo as tropas gaúchas que iriam depor o presidente Washington Luís e começar um novo período da história nacional.