OAB/RO inaugura Centro de Inclusão Digital do PJe nesta sexta (31)

Página Inicial / OAB/RO inaugura Centro de Inclusão Digital do PJe nesta sexta (31)

O Centro de Inclusão Digital para Peticionamento do PJe está equipado com computadores, scaner, impressora multifuncional, todos de alta tecnologia

Nesta sexta-feira (31) às 11h, a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO) inaugura em Porto Velho, o Centro de Inclusão Digital para Peticionamento do Processo Judicial Eletrônico (PJe) na sede da entidade. Esta inovação é uma das metas prioritárias desta gestão, pois visa promover o treinamento, capacitação e certificação digital dos advogados de Rondônia tornando-os aptos ao manuseio do PJe.

O Presidente da Seccional, Andrey Cavalcante, ressalta o empenho da Seccional em facilitar o acesso ao peticionamento eletrônico nas unidades de justiça e aos advogados. “Entregamos novas salas aos advogados, totalmente reformuladas com padrão de mobiliário e equipamentos tecnológicos de ponta. E agora vamos inaugurar o Centro de Inclusão Digital, que contará com dois colaboradores que estarão constantemente atendendo às demandas dos advogados, capacitando-os e tirando-lhes as dúvidas existentes”.

A Seccional tem promovido a certificação e capacitação dos advogados na capital e no interior com caravanas levadas a todas as subseções da OAB, e com o auxílio da Caixa de Assistência dos Advogados de Rondônia (CAARO) tem propiciado redução no valor do certificado digital e doação de tokens. Todo esse esforço institucional elevou de 70 certificações em 2012 para mais de mil em 2013 e posicionou a OAB/RO entre as três seccionais no país com maior número de advogados certificados, comparadas as proporções.

“O Centro de Inclusão Digital resulta do trabalho em conjunto da OAB/RO com apoio da CAARO, gestora dos recursos do Fundo de Integração e Desenvolvimento Assistencial dos Advogados (FIDA), que atuou na oferta de recursos financeiros para a criação dos núcleos de inclusão digital, visando a inserção eletrônica dos advogados e a qualificação da classe para ter acesso e atuar sem entraves no PJe”, enfatiza Andrey Cavalcante.

Reforçando o compromisso da Seccional em preparar os profissionais para essa tecnologia, considerando que outras unidades do Judiciário Brasileiro devem adotar o PJe como forma de utilizarem um sistema único de peticionamento eletrônico no país, Andrey Cavalcante convida os profissionais do direito para participar da inauguração. “É com grande satisfação que nossa Seccional da OAB entrega esta valorosa contribuição à advocacia rondoniense. Contamos com a participação do maior número de profissionais”.

O Centro de Inclusão Digital para Peticionamento do PJe funcionará na sede da Seccional, está equipado com onze computadores, scaner, impressora multifuncional, todos de alta tecnologia, e contará com o apoio integral de dois colaboradores que atenderão aos profissionais treinando e esclarecendo dúvidas.