OAB/RO inaugura nova sala na Polícia Federal em Porto Velho

Página Inicial / OAB/RO inaugura nova sala na Polícia Federal em Porto Velho

Sala Policia Federal (19)

Sala “Maria do Socorro Lima”

Com o intuito de oferecer maior comodidade ao advogado, disponibilizando tecnologia de ponta em um ambiente humanizado, a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO) com apoio da Superintendência Regional da Polícia Federal de Rondônia, instalou, nesta quarta-feira (27), mais uma moderna sala para uso exclusivo dos advogados.

Denominada de “Sala Maria do Socorro Lima” – em homenagem à saudosa advogada falecida em fevereiro de 2015 – a sala segue o padrão mobiliário das demais já inauguradas, com design moderno, ambiente humanizado, com modernos equipamentos e aparato necessário para melhor executar a rotina junto à Polícia Federal.

Ao promover a entrega oficial da sala, o presidente da OAB/RO, Andrey Cavalcante, agradeceu o Superintendente Regional da Polícia Federal de Rondônia, delegado Carlos Manoel Gaya da Costa, pela sensibilidade em poder oferecer à advocacia de Rondônia um ambiente que será muito bem utilizado pelos advogados.

“Agradeço a atenção com que o delegado Gaya sempre nos recebeu, é muito importante podermos contar e manter esse diálogo institucional, seu trabalho é positivamente reconhecido pela classe. Este ato praticado em sua gestão, reforça o seu respeito pela advocacia rondoniense, e também em favor da sociedade” pontua Andrey Cavalcante.

O presidente da OAB/RO, Andrey Cavalcante, ressaltou que estes investimentos cumprem parte da proposta de fortalecer a advocacia e tornar os advogados os principais beneficiários dos serviços e investimentos da OAB.

Ao dirigir-se à família de Maria do Socorro Lima, Andrey Cavalcante lembrou que a advogada foi importante, tanto na história de sua família, como na sua história institucional. “Tenho um carinho imenso pela doutora Maria do Socorro, uma das pioneiras na advocacia rondoniense, e que teve papel fundamental na nossa instituição. É uma honra poder estar aqui hoje e homenagear este grande baluarte da advocacia. Uma honrada mulher, advogada, que em toda a sua vida pessoal e profissional, sempre se pautou pela ética, pela moral, pelo amor à profissão e dedicação incondicional à família”.

Em seguida, o Superintendente Regional da Polícia Federal de Rondônia, delegado Carlos Manoel Gaya da Costa, lembrou de seu ingresso na polícia, há trinta anos, destacando que hoje o relacionamento entre OAB e Polícia Federal é muito diferente, é muito harmonioso.

“Quando entrei na polícia, trinta anos atrás, era muito difícil o relacionamento entre polícia federal e advogado, eles não conseguiam entrar facilmente nas superintendências. Ainda bem que conseguimos mudar este cenário, e hoje estamos aqui comemorando o fortalecimento das instituições, com muita transparência. Este é um momento de júbilo, é uma grande alegria recebe-los aqui. Parabenizo a todos esses profissionais, tão essenciais à justiça. Sejam bem-vindos, as portas da superintendência estarão sempre abertas! ”, pontua Gaya.

Muito emocionado, o conselheiro federal da OAB/RO, Osman de Sá, amigo pessoal da homenageada Maria do Socorro Lima, reconheceu como justa a homenagem da OAB à advogada, e teceu algumas palavras elogiosas à amiga. “Trabalhamos juntos em 1978, e ali nasceu uma grande amizade. Guardo as lembranças de uma mulher honesta, correta, prudente, única. Este é um dos momentos mais importantes que vivi, poder homenagear Maria do Socorro, que será sempre lembrada pela sua honra e dignidade. Essa sala representa a paz dos advogados na polícia federal”.

Finalizando, o advogado Fawez Holanda, neto de Maria do Socorro, agradeceu a homenagem e destacou todo o amor e dedicação de sua avó pela família e pela profissão. “Para nossa família é uma alegria participar dessa linda homenagem. Minha avó era uma mulher honrada, que sempre lutou pela justiça, pelo acesso à justiça. Sempre preservou e valorizou o núcleo familiar, com sua bondade, humildade e dignidade. É uma grande emoção para nossa família estar aqui hoje, e em nome de todos agradeço. ”

Também estiveram presentes ao evento o secretário-geral da OAB/RO, Michel Barros, o conselheiro federal da OAB/RO Elton Assis, os conselheiros seccionais Fabrício Jurado, João Diego Cursino, Juliane Muniz, a presidente do Tribunal de Prerrogativas (TDP) da OAB/RO, Maracélia Oliveira, os membros do TDP, Amadeu Machado e Vinícius Soares, o presidente do Tribunal de Ética e Disciplina (TED) da OAB/RO, Roberto Jarbas, o presidente da Comissão dos Advogados Criminalistas, Gustavo Menacho, a secretária-geral adjunta da CAARO, Helena Sadahiro, a filha de Maria do Socorro, Elizabete Holanda, e a neta de Maria do Socorro, Monna Holanda.

Sobre Maria do Socorro Lima
Pioneira na advocacia rondoniense, nasceu em 21/12/1934 na cidade de Piancó/PB, e se formou em direito em 27/07/1978, pela Universidade Federal da Paraíba.

Uma das pioneiras na advocacia do estado de Rondônia, inscrita na OAB/RO em 29/08/1978 sob o número 22, muito contribuiu com o fortalecimento das instituições jurídicas e da OAB no Estado e advogou para grandes empresas do passado como a Varig e a Vasp.

Em virtude dos mais de 30 anos de exercício da advocacia, em 22 de novembro de 2005, foi jubilada pela OAB Rondônia.

Em toda a sua vida pessoal e profissional, sempre se pautou pela ética, pela moral, pelo amor à profissão e ao amor e dedicação incondicional a sua família. Maria do Socorro deixou como herança marcante de sua vida a humanidade, humildade e lealdade, tanto em sua vida privada, como no exercício da profissão.

Faleceu em 15/02/2015, aos 80 anos, deixando uma filha e dois netos, sendo um deles, inscrito na OAB/RO.

Confira galeria de imagens

Fonte da Notícia: Ascom - OAB/RO