A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO) lamenta profundamente o falecimento do juiz federal Herculano Martins Nacif, vítima de acidente de carro na noite de sábado quando dirigia para o Estado do Acre.
Herculano Martins Nacif sintetizava o modelo do bom magistrado. De conduta reta, ética e humilde, externava em seu agir um profundo amor ao ser humano e ao justo. Sempre demonstrou a perfeita compreensão da importância do advogado para a realização da justiça. Foi um verdadeiro baluarte na defesa das prerrogativas. Uma perda irreparável.
O magistrado federal subscreveu a decisão que foi precursora em Rondônia para o respeito ao art. 7, inc. V, do Estatuto da OAB, que determina a prisão domiciliar quando ausente a sala de Estado Maior, ainda em 2013.
O amigo da advocacia era o maior incentivador da Comissão de Acolhimento ao Jovem Advogado da OAB/RO, recepcionando com um largo sorriso nossos novos inscritos que visitavam a sede da Justiça Federal, impulsionando a isonomia entre as carreiras jurídicas e o orgulho de ser advogado.
A OAB/RO retribuiu a esse precioso amigo um elogio formalmente aprovado por aclamação pelo Conselho Seccional, em 2014, com registro em sua pasta funcional no Egrégio Tribunal Regional da 1a Região.
Em nome de todos os advogados, a OAB presta suas condolências à família deste magistrado e amigo da advocacia.
O velório ocorrerá na tarde de hoje, na sede da Justiça Federal nesta capital.
Andrey Cavalcante
Presidente da OAB/RO