A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO) manifesta seu luto e pesar pela morte do médico e ex-prefeito de Porto Velho, Jacob Freitas Atallah, no domingo (3), aos 82 anos de idade. Ele estava internado há quase 40 dias no Hospital das Clínicas em Porto Velho.
Nascido em Porto Velho em 10 de setembro de 1935, Jacob era filho do pioneiro e comerciante Abdon Atallah e da senhora Elza Freitas Atallah. Formou-se em Medicina em 1961, na Universidade Federal do Pará, onde se especializou em pediatria. Foi um dos fundadores do Conselho Regional de Medicina (Cremero) no Território Federal de Rondônia, em 1963.
Além do seu relevante trabalho na área da saúde, Jacob também participou ativamente na política do estado, onde exerceu os cargos de prefeito de Porto Velho (1972/1974), deputado estadual (1983/1986) e secretário de Saúde e de Educação. Era Grão Mestre Honorário da Loja Maçônica Grande Oriente do Brasil em Rondônia.
O presidente da OAB/RO, Andrey Cavalcante, recebeu a notícia com muito pesar. “Estou muito consternado com essa perda. Jacob Atallah, além de cidadão respeitado, médico renomado e um dos políticos mais proeminentes da época nos anos 70, era um grande amigo de minha família. Um homem íntegro, honesto, competente, humilde, e que prestou um trabalho relevantíssimo à sociedade rondoniense”, comenta.
O horário e local do velório e sepultamento ainda não foram divulgados.
A OAB/RO, neste momento de dor e consternação, solidariza-se aos seus familiares e amigos enlutados.