A Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RO), através da Comissão de Fiscalização do Exercício Profissional, iniciou a campanha intitulada “Diga não ao Captador”.
A campanha tem por objetivo coibir a captação ilícita através dos chamados “atravessadores”, que, de forma ilegal, ganham comissão pelo agenciamento de causas com a captação de clientes no entorno dos Fóruns, Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Juizados Especiais, Defensoria Pública, dentre outros.
De acordo com o idealizador da campanha, José Vitor Costa Júnior, presidente da Comissão de Fiscalização do Exercício Profissional, o ato fere o Estatuto da OAB, já que a escolha deve ser livre e conforme a confiança dada ao profissional.
A campanha será realizada de forma maciça nos locais de maior incidência desta prática como instituições de Ensino, Shopping Cidadão, Serasa e SPC com o objetivo de punir as pessoas que fazem esse trabalho de intermediação.
“A classe advocatícia que trabalha corretamente merece a lealdade e condições justas para exercer seu mister”, enfatizou José Vitor.
A campanha de conscientização se estenderá inclusive no interior do estado e, além de punir os infratores, coletará provas necessárias para representação contra os mesmos.
“Quero pedir o apoio da sociedade para que não se deixe ser abordada nesses lugares por pessoas estranhas, que a direcionam a contratar algum profissional. Diga não e denuncie esta prática ilegal!”
Para atender a casos como estes, a OAB/RO disponibiliza um serviço de coleta de denúncias por meio do plantão 24 horas (69) 9253-7772 ou através do e-mail [email protected]