OABRO – Novos advogados são credenciados em sessão virtual

Página Inicial / OABRO – Novos advogados são credenciados em sessão virtual

Após seis meses em isolamento social por conta do risco de contaminação pela covid-19, a Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil continua adaptando a prestação jurisdicional com sessões por videoconferência para a tomada de compromisso de novos profissionais da advocacia.

Nesta quinta-feira (03), 23 bacharéis em Direito prestaram o compromisso, prometendo exercer a advocacia com dignidade e independência, observando a ética, os deveres e prerrogativas profissionais e acima de tudo defender a boa aplicação das leis e a rápida administração da justiça.

Desde a primeira solenidade realizada de forma virtual, já foram credenciados 189 novos advogados e 08 estagiários aptos ao exercício profissional.  Ainda que a sessão de juramento e compromisso seja telepresencial, trata-se de ato solene com a mesma autoridade e validade jurídica das sessões presenciais devidamente registrado nos arquivos da instituição.

O momento único registrado pelos novos advogados está em consonância com as Resoluções nº 05/2020, 06/2020, 12/2020 e 17/2020, do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB), que, dentre outras medidas, determinam a suspensão de sessões ordinárias e eventos oficiais em razão da pandemia, a fim de evitar a proliferação da doença.

O presidente da seccional, Elton Assis, recebeu os novos compromissos e deu as boas vindas aos profissionais lembrando os deveres de cada um perante a advocacia e a sociedade. “Ser advogado é defender a Constituição Federal, ser a voz da cidadania. Primar todos os dias pela preservação dos direitos e garantias fundamentais. É preciso assegurar a ampla defesa, o contraditório, o devido processo legal, e essencialmente o direito de defesa”, destacou ele.

Elton Fülber, presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Estado de Rondônia (CAARO), lembrou que o advogado deve defender primordialmente a vida. “Vivemos um momento delicado, pois a pandemia é grave e a sociedade não pode ficar desamparada. Por isso, é papel da OAB provocar a sociedade para atender suas necessidades. Dentro da advocacia, a CAARO é o braço assistencial, então vamos fazer o melhor para cuidar de vocês”.

Estiveram também na solenidade a vice-presidente da Seccional e diretora geral da ESA/RO, Solange Aparecida; o diretor-tesoureiro, Fernando Maia; o secretário-geral, Márcio Nogueira; a secretária-geral adjunta, Aline Corrêa; os conselheiros federais, Alex Sarkis e Franciany de Paula; os conselheiros seccionais Dilson Jose Martins, Regiane Teixeira Struckel, Claudia Fidelis; os presidentes das Subseções de Ariquemes, Brian Griehl; de Cacoal, Diógenes Nunes de Almeida Neto; de Jaru, Ilizandra Sumeck Carminatti; de Ji-Paraná, Jefferson Freitas Vaz; de Rolim de Moura, Marcio Antonio Pereira; o vice-presidente de Ouro Preto, Jormir Cesar, o tesoureiro da Subseção de Ouro Preto, Ermínio de Sousa; o presidente da Comissão da Jovem Advocacia, Danilo Henrique Alencar; os representantes da Comissão de Acolhimento ao Jovem Advogado, Alex Teixeira e Alex Melo; o membro da Jovem Advocacia, Eduardo Mamani; e os delegados da Caaro em Ariquemes, Renato Abrahim; em Cerejeiras, Mario Mendes; e em Cacoal Thalia Pena.

Confira a galeria de fotos AQUI.