OAB/RO parabeniza Cléa Carpi, primeira mulher a receber a Medalha Rui Barbosa

Página Inicial / OAB/RO parabeniza Cléa Carpi, primeira mulher a receber a Medalha Rui Barbosa

Andrey Cavalcante elogiou atuação de Cléa Carpi.

A conselheira federal decana Cléa Ana Maria Carpi da Rocha recebeu, na quinta-feira (30), a Medalha Rui Barbosa, durante a XXIII Conferência Nacional da Advocacia Brasileira, em São Paulo (SP). Depois de mais de 80 anos de criação da Ordem dos Advogados do Brasil, Cléa é a primeira mulher agraciada com a mais alta comenda da advocacia brasileira. A cerimônia, que marcou a sessão de encerramento da Conferência Nacional, emocionou milhares de pessoas no maior evento do segmento em todo o mundo.

A Medalha Rui Barbosa foi instituída pela OAB em 1957, mas só foi concedida pela primeira vez em 1971, a Sobral Pinto. Ela tem como objetivo homenagear juristas por serviços prestados à cidadania e à advocacia. Rui Barbosa foi eleito, em 1948, o patrono dos advogados brasileiros.

Cerimônia aconteceu durante a XXIII CNA, em São Paulo.

Presente na solenidade, o presidente da OAB Rondônia (OAB/RO), Andrey Cavalcante, ressaltou a conquista da conselheira federal. “Um momento muito importante para celebrar a sabedoria, simplicidade, desta notável advogada brasileira que, hoje, representa milhares de mulheres da comunidade jurídica. É com muita honra que eu destaco o prazer de ter a oportunidade de presenciar tão significativa homenagem. A OAB Rondônia sempre esteve, e sempre estará, ao lado das mulheres brasileiras”, afirma.

Cléa dedicou a homenagem a todas as advogadas do país. “Agradeço profundamente a cada um aqui. À diretoria, às conselheiras, aos conselheiros, aos presidentes de Seccionais, as 27 presidentes das Comissões da Mulher Advogada. A vida é feita de escolhas, sempre. Mas a importância das escolhas está na fidelidade. Eu tenho como uma das fidelidades de minha alma a OAB, pela grandeza da defesa que faz da democracia, da cidadania e das liberdades. Essa dimensão humana que tem o advogado quando defende a liberdade me fascina e me apaixona”, contou emocionada.

A medalha é concedida apenas uma vez a cada gestão do CFOAB.

Trajetória
A conselheira federal decana da OAB, Cléa Carpi, atua há décadas na entidade, tendo ocupado diversos cargos de destaque. Além de conselheira federal e Seccional, pelo Rio Grande do Sul, foi presidente da OAB gaúcha e secretária-geral do Conselho Federal. Militou no movimento estudantil e pautou sua atuação na defesa dos direitos humanos, inclusive em cortes internacionais, e na valorização da advocacia.