A Estrada de Ferro Madeira-Mamoré completa 104 anos de sua inauguração oficial nesta segunda-feira (1º). O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO), Andrey Cavalcante, aproveita a ocasião para ressaltar que o monumento, patrimônio histórico e cultural, é de grande importância institucional para o estado, tendo garantido a soberania brasileira na fronteira noroeste da Amazônia.
“A construção da Estrada de Ferro já foi considerada como impossível. Hoje é símbolo de coragem, cooperação entre nações e vitória, além de ter garantido a soberania do Brasil em vastas e ricas terras da nossa fronteira. Rondônia comemora os 104 anos deste bem cultural e histórico”, parabeniza Andrey.
A construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré é considerada como épica e um exemplo da ousadia humana. Também é entendida por muitos como um modelo da coragem e da cooperação entre nações. “O monumento também deixou um legado, que foi o surgimento do estado de Rondônia e da capital, Porto Velho”, destaca Andrey.