OAB/RO participa da instalação da 6ª Vara da Justiça Federal em Porto Velho

Página Inicial / OAB/RO participa da instalação da 6ª Vara da Justiça Federal em Porto Velho

"A instalação de mais uma vara é uma conquista onde todos tem a ganhar", afirmou Andrey Cavalcante em discurso

“A instalação de mais uma vara é uma conquista onde todos tem a ganhar”, afirmou Andrey Cavalcante em discurso

O Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO), Andrey Cavalcante, participou na tarde desta segunda-feira (24), da instalação da 6ª Vara da Federal e da 1ª Turma Recursal da Justiça Federal em Porto Velho. Para o Presidente da OAB/RO, a instalação de mais uma vara é uma conquista onde todos tem a ganhar com um serviço de qualidade e rapidez.

“Sinto que caminhamos juntos, Entidade e magistratura, num só propósito, e assim que tem de ser. Temos que reconhecer que o judiciário vem paulatinamente se aperfeiçoando, mas ainda temos muito a avançar e a caminhar, irmanados, para fazer uma sociedade mais humana, livre e justa. Tem-se que ampliar o braço da justiça para alcançar mais cidadãos. Contem sempre com a OAB”, declarou Andrey Cavalcante em seu discurso.

Os Conselheiros Seccionais Vinícius Assis e Maracélia Oliveira, Presidente do Tribunal de Prerrogativas da OAB/RO (TDP), também estiveram presentes ao evento. “A nova unidade vem para ajudar a desafogar as demais varas federais, ganham a União e a sociedade com uma maior rapidez jurisdicional”, reitera Vinícius Assis. “Recebemos com felicidade a ampliação da Justiça Federal em Porto Velho, o que vem beneficiar a todas as partes envolvidas, advogados, servidores e jurisdicionados”, pontua Maracélia Oliveira.

A instalação da nova vara, que funcionará como Juizado Especial Federal, e a instalação formal da Turma Recursal do Juizado Especial Federal contou com a presença do Presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), Desembargador Mário César Ribeiro, do Juiz Federal Dimis Braga e do Juiz Federal que responderá pela sexta vara, Dimis Braga.

Em seu discurso a Coordenadora dos Juizados Especiais Federais da 1ª Região, Desembargadora Neuza Alves, falou sobre a sua trajetória até chegar ao TRF1 e destacou que a  instalação de mais uma Vara e da Turma Recursal o TRF1 está atento às necessidades e ao crescimento da Justiça Federal, e também ao acúmulo de processos que existe nas capitais. Finalizando, a Desembargadora citou um trecho do discurso do Juiz Federal Herculano Martins Nacif, sobre o poeta Vespasiano Ramos. “Vespasiano não conseguiu transformar em poesia o que viu. Faleceu antes de escrever, mas em seu olhar deixou transparecer o enlevo, o encantamento, que lhe ocupava o pensamento. A motivação de fato caracterizou o dilema: A terra que o acolhia, era por si só, um poema”.

Também participaram da solenidade o Presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RO), Péricles Moreira Chagas, o Juiz do TRE-RO pela OAB/RO, Juacy dos Santos Loura Junior, o representante do Ministério Público Federal, Raphael Luis Pereira Bevilaqua, o Procurador-Chefe da Advocacia Geral da União em Rondônia, Maurício da Silva, a Defensora Pública-Chefe da Defensoria Pública da União em Rondônia, Mariana Doering Zamprogna, o Procurador-Chefe da Procuradoria Federal em Rondônia, Sérgio de Souza Costa Gonçalves, o representante da Defensoria Púbica de Rondônia, Valmir Júnior Rodrigues Fornazari, o Comandante da 17ª Brigada de Infantaria de Selva, General de Brigada André Luis Novaes Miranda, entre outras autoridades, advogados, servidores e sociedade civil.