Buscar em todo o site

Somente em agenda

Somente em comissões

Somente em galerias

Somente em publicações

Somente em setores

Somente em subseções

Somente em TED

OAB/RO participa da inauguração do núcleo de proteção aos animais, em Porto Velho

Página Inicial / OAB/RO participa da inauguração do núcleo de proteção aos animais, em Porto Velho

OAB Rondônia apoia a causa.

A Comissão de Proteção e Defesa Animal (CPDA) da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO) participou, na última quarta-feira (11), da inauguração do Núcleo de Proteção aos Animais, em Porto Velho. A iniciativa, realizada no gabinete da direção-geral da Polícia Civil do Estado de Rondônia, é uma medida do governo de Rondônia em favor do meio ambiente, e diretamente dos animais, com atuação em defesa e proteção dos silvestres e domésticos. O intuito é disponibilizar dispositivos que fomentem a denúncia aos casos de maus tratos aos animais, na capital.

O presidente da Seccional Rondônia da OAB, Andrey Cavalcante, parabenizou o projeto e ressaltou que a Seccional está à total disposição e apoio à causa. “É uma ação muito importante, que a OAB/RO não poderia deixar de integrar. É preciso acompanhar tanto pela causa animal quanto pelo que isso representa à sociedade, e nós, como defensores do cidadão e da cidadania, cumpriremos nosso papel. Além de punição para os agressores, o principal objetivo é reprimir casos de violência”, afirma.

“A quantidade de denúncias, que cresce a cada dia, é atribuída à conscientização da população sobre a importância de denunciar. foi dado um grande passo para o combate aos crimes de maus tratos e proteção animal, agora, vamos trabalhar juntos para aprimorar o funcionamento deste núcleo que é de extrema relevância social, a CPDA tem como objetivo a soma de esforços e de trabalhos”, explica a presidente da Comissão, Andrea Almeida.

A vice-presidente, Ana Valeska, complementa que “o objetivo do núcleo é defender quem não tem voz, defender os direitos dos animais, pois a falta de uma política pública efetiva de controle de animais e de conscientização contribui para o aumento do número de animais de rua e também aumenta a incidência de casos de maus tratos. A inauguração do núcleo representa o início de um movimento de conscientização e da criação de ações efetivas voltadas para a causa animal”.

Para o delegado-geral da Polícia Civil, Eliseu Muller, esta iniciativa cumprirá ao que está previsto em lei. “A criação do Núcleo de Proteção é uma política de Estado que visa coibir os maus tratos aos animais, assim como, fazer com que os praticantes deste crime respondam rigorosamente por seus atos. Com a implantação do Núcleo, teremos uma equipe específica para atuar nestes casos e assim dar uma resposta mais eficiente neste segmento, pois esta também é uma missão da Polícia Civil. Agradeço a participação de vocês nesta solenidade e desde já solicito parceria neste novo desafio”, disse Eliseu.

A ação ainda contou com a presença do procurador jurídico da OAB/RO, Moacyr Pontes Netto, integrantes da CPDA, do delegado-adjunto, Antônio dos Reis; do diretor do Departamento de Polícia Especializada (DPE), Raimundo Mendes; representante da Delegacia de Meio Ambiente, Gardênia Felício; corregedora da Polícia Civil, Rubia Saldanha; delegado do Departamento de Estratégia e Inteligência (DEI), Hélio Teixeira; da procuradora da República, Gisele Bleggi; do deputado estadual, Léo Moraes; da vereadora, Cristiane Lopes; e as associações Voluntário Animal, Amigos de Pata e Socorristas Animais, que atuam na proteção animal, comunidade, entre outros.

Legislação e denúncia
A Lei nº 9.605, de 12 de Fevereiro de 1998, dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, e dá outras providências.

De acordo com a legislação federal, também são considerados crimes: abandonar, espancar, golpear, mutilar; manter preso permanentemente em correntes; manter em locais pequenos e anti-higiênicos; não abrigar do sol, da chuva e do frio; deixar sem ventilação ou luz solar; não dar água e comida diariamente; negar assistência veterinária ao animal doente ou ferido; obrigar a trabalho excessivo ou superior a sua força; capturar animais silvestres; utilizar animal em shows que possam lhe causar pânico ou estresse; e promover violência como rinhas de galo.

A Polícia Civil do Estado de Rondônia disponibiliza o número 197 para todo cidadão que deseja realizar denúncias sobre quaisquer práticas criminosas. Vale ressaltar que a denúncia pode ser realizada de forma anônima e sigilosa.

Fonte da Notícia: Ascom OAB/RO

Mais Publicações

Acessos Rápidos

Nenhum evento próximo encontrado.
Josué Henrique,/ Whatsapp (32172100) responsáveis

69 3217-2099 telefone
Emile Melissa responsável

69 3217-2108 telefone
Jane Paulino responsável

Luana Maia,David Lukas responsáveis

Kea Alexia responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Irlene França responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Ivanete Damasceno (Jornalista) responsável

Emile Melissa responsável

Khenia Medeiros,Cristiane Oliveira responsáveis

Dr. Cassio Vidal ,Dra. Saiera Silva responsáveis

Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2101 telefone
Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2100 telefone
Cristiane Lima responsável

Cristiane Oliviera,David Lukas responsáveis

Ana Flávia responsável

69 3217-2108 telefone
Josué Henrique,Filipe Aguiar,3217-2100 WhatsApp responsáveis

Isa Carneiro,Rosa Brilhante responsáveis

Luana Maia,Jéssica Delai responsáveis

69 3217-2123 telefone