Página Inicial / OABRO participa da solenidade de entrega do terreno para instalação da Casa da Mulher Brasileira em Porto Velho

A secretária-geral da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OABRO), advogada Aline Silva, participou da solenidade de doação de área para a construção da Casa da Mulher Brasileira (CMB), em Porto Velho. Na ocasião, Aline Silva reforçou o compromisso ativo da Ordem como parte integrante e participativa da rede de apoio à mulher.

A Casa da Mulher Brasileira visa unificar acesso diversos serviços para atender mulheres vítimas de violência, oferecendo uma variedade de serviços especializados em um único local para abordar as diversas formas de violência, incluindo ações de acolhimento, alojamento, apoio psicossocial, promoção de autonomia econômica, suporte para crianças e central de transporte. Além disso, o local contará com delegacia, juizado e Ministério Público.

O último senso da violência aponta o estado de Rondônia como protagonista dos casos de feminicídios e entre os três primeiros em relação a violência doméstica e familiar. Diante deste cenário vergonhoso, autoridades tem buscado alternativas que possam mudar esta conjectura, fortalecendo a rede de apoio em defesa à Mulher.

Aline Silva destaca que a presença da OABRO reforça o compromisso com a instituição com a rede de apoio à mulher. “A Ordem atualmente possui diversas frente na rede de enfrentamento, mas destacamos que seremos parceiro neste projeto como assistente jurídico, sando suporte, orientação e representação para as vítimas que buscam justiça e proteção”, ressalta.

Também presente, a presidente da Comissão da Mulher Advogada, advogada Vanessa Esber, destaca que Casa da Mulher Brasileira irá proporcionar as condições necessárias para enfrentar a violência, promovendo o protagonismo feminino e autonomia econômica de mulheres vítima de violência. “A casa estará aberta todos os dias da semana, 24 horas por dia, para garantir que as mulheres tenham suporte contínuo e imediato quando necessário. Para isso, precisamos reforçar nossa rede e ações voltadas para as mulheres”, explana Vanessa.

A ouvidora da mulher da OABRO, Marli Mendonça, salienta a importância de políticas públicas que defendam as mulheres, e que destacou que a Ordem tem realizado projetos e ações para o protagonismo feminino. “Destacamos a Ouvidoria das Mulheres, o projeto Procure por Aline e o projeto OAB Por Elas. Estas são algumas das iniciativas que realizamos como mecanismo de empoderamento e suporte para à Mulher”, destacou a ouvidora adjunta que também acompanhou o solenidade.

Casa da Mulher Brasileira é coordenada pela Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República com execução do executivo municipal e demais parceiros institucionais. Sua sede será construída na avenida Imigrantes com a Décima Avenida, no bairro Rio Madeira.