A Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RO) participou, nesta segunda-feira (20), da cerimônia de abertura do “Seminário Abrindo as Contas – Regras e Orientações para Gestores Públicos Municipais em Início de Mandato”, realizado pelo Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO), por meio da Escola Superior de Contas (Escon).
O secretário-geral da OAB/RO, Márcio Nogueira, representou a Seccional no evento e ressalta a relevância do Seminário. “Parabenizo o Tribunal por mais essa iniciativa, pois é muito importante que os gestores municipais recebam orientação e esclareçam dúvidas quanto aos aspectos da administração pública, desta forma, poderão realizar uma gestão eficiente. Com certeza, o Seminário irá facilitar a implementação de ideias e estratégias e, por sua vez, a melhoria da gestão”.
Após a solenidade de abertura, foi realizada a palestra magna “Os Desafios dos Novos Gestores em Tempos de Crise”, ministrada pelo presidente da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas (Atricon), conselheiro Valdecir Pascoal (TCE-PE).
No período da tarde, o evento tem continuidade com a palestra “Desafios para a Concretização dos Planos Municipais de Educação”, a ser apresentada pelo conselheiro Cezar Miola (TCE-RS). Encerrando o primeiro dia, o conselheiro Edilson de Sousa, presidente do TCE-RO, abordará aos participantes do seminário ações pedagógicas em andamento no Tribunal de Contas, com apresentação ainda de ferramentas de auxílio aos administradores públicos municipais rondonienses.
Na terça-feira (21) pela manhã, também no Teatro Estadual, os expositores Regina Lemos de Andrade e Edércio Marques Bento, ambos do Ministério do Planejamento, abordarão o tema “Transferência Voluntária de Recursos da União”.
Já a partir da tarde do dia 21 e até o dia 24 de março, serão realizadas as oficinas temáticas (clique aqui para ver a programação) do Abrindo as Contas nas instalações do Centro Universitário São Lucas, situado na rua Alexandre Guimarães, nº 1.927, no bairro Areal.
A cerimônia de abertura contou, também, com as presenças do presidente do TCE-RO, Edilson de Sousa Silva; do presidente da Escon, Wilber Coimbra; do presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE-RO), Maurão de Carvalho; da juíza auxiliar Silvana Freitas representando o Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO); do procurador-reral de Justiça de Rondônia Airton Pedro Marin Filho; do defensor público-geral (DPGE), Marcus Edson de Lima; do vice-presidente do Instituo Rui Barbosa, conselheiro Cezar Miola (TCE-RS); da procuradora Érika Patrícia Saldanha de Oliveira, representando o Ministério Público de Contas de Rondônia, do conselheiro Valdecir Pascoal (TCE-PE), do presidente da Associação Rondoniense de Municípios (Arom) Jurandir Oliveira.
Com informações do TCE-RO