A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO), por meio da Comissão Especial de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência (CDPD) participou, na última quinta-feira (02), do Painel de Especialistas sobre Reabilitação Profissional e Gestão do Absenteísmo, promovido pelo Serviço Social da Indústria (SESI/RO).
Segundo a presidente da CDPD, Evany Gabriela, visando resolver a questão do absenteísmo a OAB/RO vem enfatizando a importância de um setor dentro das coordenações de RH das empresas e a criação de uma estrutura organizacional com um profissional qualificado para receber os PCDs, para seleção de talentos dentro de um perfil psicográfico no ato da seleção e recrutamento do candidato.
O evento que contou com a participação de técnicos e profissionais de vários segmentos privados e públicos, como o INSS e Ministério do Trabalho, objetiva levantar as necessidades de diversos segmentos industriais e incentivar o desenvolvimento de novos serviços e soluções integradas.
“Além de colher opiniões das vivências pelas organizações privadas, bem como das instituições públicas responsáveis pelo acolhimento ou recebimento do trabalhador no período de afastamento do trabalho, o painel também propiciou a troca de experiências e entender quais as necessidades das indústrias na área de qualidade de vida”, explica a presidente da comissão CDPD, Evany Gabriela Marques.
Dia Mundial de Conscientização do Autismo
A Comissão Especial de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência (CDPD) também participou da Semana de Conscientização do Autismo, promovida pela instituição Movidos Pelo Amor.
Durante a Semana foram realizadas várias palestras com o objetivo principal de informar e conscientizar a população sobre o autismo: os sintomas, tratamento e as formas de dar suporte ao desenvolvimento e aprendizado às crianças portadoras de autismo.
Em continuidade à programação, na quinta-feira (02), no estacionamento do Porto Velho Shopping, foram soltos mil balões de gás azuis, onde todas as pessoas presentes estavam vestidas de azul, cor que simboliza a causa.
Sobre o Autismo
Autismo é considerado uma síndrome comportamental com etiologias múltiplas e curso de um distúrbio de desenvolvimento. Ele é caracterizado por um déficit social visualizado pela inabilidade em relacionar-se com o outro, usualmente combinado com déficits de linguagem e alterações de comportamento.
A Organização das Nações Unidas marcou para o dia 2 de Abril o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, desde 2007.
O azul foi definido como a cor símbolo do autismo, porque a síndrome é mais comum nos meninos — na proporção de quatro meninos para cada menina.