Como forma de manifestar seu apoio ao advogado Orcélio Ferreira Silvério Júnior, que foi agredido por policiais militares enquanto exercia sua atividade profissional, e consolidar sua luta em defesa das prerrogativas, a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OABRO) participou do ato de desagravo que aconteceu na última quarta-feira (28), na cidade de Goiânia. Rondônia foi representada pelo procurador Nacional de Defesa das Prerrogativas e conselheiro federal, Alex Sarkis.
O ato de desagravo aconteceu na praça da Bíblia, mesmo local onde Orcélio foi imobilizado e atacado por policiais militares do Grupamento de Intervenção Rápida Ostensiva (GIRO). Vídeos divulgados na imprensa e nas redes sociais mostram as graves agressões e atos de tortura cometidos pelos policiais contra o advogado.
O presidente da OABRO, Elton Assis, descreveu o episódio como inaceitável por ferir de forma contundente a democracia. A missão das forças de segurança, segundo ele, é assegurar que direitos não sejam violados e não o contrário. “Em nome da advocacia rondoniense reforço nossa solidariedade ao colega Orcélio e à advocacia goiana, e juntos lutaremos para que atos desta natureza não fiquem impunes”, manifestou.
Para Alex Sarkis, a OAB Rondônia não poderia deixar de manifestar sua indignação em relação aos fatos, visto que as prerrogativas profissionais da advocacia devem ser amplamente respeitadas. “Ao participar deste ato reafirmamos a força e o valor da advocacia e nosso apoio ao advogado Orcélio Ferreira, que tem sua honra e dignidade restabelecida após ser agredido de forma vergonhosa por quem deveria dar o exemplo em proteção”, enfatizou.
O conselheiro federal Andrey Cavalcante, que tem acompanhado initerruptamente os acontecimentos, também manifestou seu apoio ao advogado de Goiânia. “Venho prestar meu respeito ao advogado Orcélio Ferreira e ao conselheiro federal pela OABRO e procurador Nacional de Prerrogativas do CFOAB, Alex Sarkis, pelos serviços prestados e exemplo para a advocacia rondoniense”, finalizou.