A Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RO), por meio da Comissão da Mulher Advogada, participou da semana da segunda edição da campanha “Semana da Paz em Casa”, promovida pelo Judiciário Rondoniense. A ação teve início na última segunda-feira (15) e seguiu até esta sexta-feira (19). Ao todo, a Seccional esteve representada em cerca de 150 audiências com a participação voluntária de aproximadamente 40 profissionais.
A presidente da Comissão, Renata Fabris, agradeceu os participantes e ressaltou a importância da OAB/RO na iniciativa, que visa promover um mutirão de audiências de conciliação no Juizado de Violência Doméstica e Família. “É uma ação muito importante para a Seccional, mostrando seu papel de defensora da cidadania e da sociedade. Todos estão de parabéns”, enalteceu Fabris, lembrando que a maioria dos profissionais que atuaram de forma “pro bono” se inscreveram durante a realização do ‘Curso de Capacitação em Aspectos Práticos Sobre Violência Familiar e Lei Maria da Penha’, realizado na Seccional no início do mês. Porém, outros advogados que não estavam inscritos também se interessaram e participaram ao longo da semana.
A coordenadora da Coordenadoria de Violência Contra Mulher da CMA, Alcione Faial, também destacou a importância dos trabalhos desenvolvidos pelas advogadas e advogados voluntários. “Os colegas não mediram esforços para cumprir o papel social, demonstrando verdadeiro espírito de solidariedade. Foram extremamente diligentes, comprometidos e aguerridos em defesa das mulheres vítimas de violência doméstica”, comentou.
A subcoordenadora, Andrea Almeida, afirmou que a ação superou as expectativas e também parabenizou a iniciativa. “Foi bem melhor do que a gente esperava. A adesão foi grande, inclusive de advogados homens, e todos os colegas que participaram falaram que foi muito gratificante. Para muitos foi uma forma de aprendizado”, disse Andrea, completando que em muitas das audiências houve a condenação do acusado de agressão.