O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO), Andrey Cavalcante, participou na tarde desta quarta-feira (15), da homenagem promovida pela Justiça Federal, ao general André Luís Novaes Miranda, comandante da 17ª Brigada de Infantaria de Selva do Estado de Rondônia.
O general Novaes recebeu a homenagem de honra ao mérito pelos relevantes serviços prestados à Justiça Federal e à comunidade rondoniense como um todo.
Andrey Cavalcante, destacou a justa homenagem dedicada ao general e lembrou de sua relevante atuação em favor dos desabrigados pela histórica enchente de 2014, que o surpreendeu com a força das águas e as dimensões amazônicas da tragédia logo após sua chegada ao cargo.
“A OAB faz questão de se juntar nesta homenagem, pelo reconhecimento devido ao grande trabalho aqui realizado, cito ainda as diversas ações na proteção da sociedade em Rondônia, Acre e Sul do Amazonas, desde a defesa das fronteiras e soberania, proteção e ajuda aos cidadãos carentes, à biodiversidade e estruturas estratégicas”.
O diretor do Foro da 1ª Vara da Justiça Federal, juiz federal, Dimis da Costa Braga, destacou que há tempos nutria o desejo de prestar relevante homenagem ao general por toda sua trajetória frente ao exército em favor da população rondoniense.
“Esta homenagem é dedicada ao general e a todo seu pelotão pelo árduo trabalho desenvolvido não só em Rondônia, mas também no Acre e no sul do Amazonas”.
O general agradeceu as homenagens e todo apoio recebido das instituições que contribuíram com o trabalho do exército, e ao lembrar de seus feitos no estado, destacou a tragédia das enchentes como seu batismo, pois tinha acabado de assumir a 17ª Brigada, e teve que juntar sua tropa para ajudar a população.
O general também foi homenageado pela TV Rondônia, as Faculdades Integradas Aparício Carvalho (Fimca), Universidade Federal de Rondônia (Unir), e pelos os professores doutores Delson Fernando Barcellos Xavier e Marco Antônio Teixeira.
Durante a gestão do general Novaes Miranda foram concebidos os projetos “Memorial Rondon” e Revitalização do Real Forte Príncipe da Beira, localizado no município de Costa Marques, no Vale do Guaporé, tido pelos historiadores como a maior relíquia colonial do povo do Estado.
General Novaes será transferido para a Academia Militar das Agulhas Negras, no Estado do Rio de Janeiro, após prestar serviços na 17ª Brigada, desde 25 de novembro de 2013. A cerimônia oficial de troca de comandantes acontecerá nesta quinta-feira (16), a partir das 19h.
Também estiveram presentes na solenidade de homenagem os juízes federais Herculano Martins Nacif, Jaqueline Conesuque Gurgel do Amaral, Flávio Fraga e Silva, Walisson Gonçalves Cunha, Ricardo da Silva Leitão, o superintendente do patrimônio da União do Estado de Rondônia, Antônio Roberto dos Santos Ferreira, o general de Brigada, Augusto Ferreira Costa Neves, o coronel da 17ª Brigada, Gerson Vargas Ávila, major da 17ª Brigada, Alberto Augusto dos Santos Ramos e Fábio Linhares Marques da Cruz, capitão da 17ª Brigada, Luiz Claudio Cardoso de Castro, a reitora da Unir, Maria Berenice Alho da Costa Tourinho, a vice-presidente do Memorial Jorge Teixeira, professora Ieda Borsacoff , diretor regional da Rede Amazônia em Rondônia, Antônio Luiz Campanari, diretor geral da Faculdade Fimca, Aparício Carvalho, a proprietária da Rede Tranzamérica de Rádio em Rondônia, Gisele Furtado, o proprietário do Hospital Central Viriato Moura.
Confira galeria de fotos: