Buscar em todo o site

Somente em agenda

Somente em comissões

Somente em galerias

Somente em publicações

Somente em setores

Somente em subseções

Somente em TED

OAB/RO participa de julgamento do TJ/RO sobre a redução de honorários advocatícios pactuados entre advogado e cliente

Página Inicial / OAB/RO participa de julgamento do TJ/RO sobre a redução de honorários advocatícios pactuados entre advogado e cliente

Na ocasião, o Tribunal de Justiça foi unânime em manter a declaração de ilegitimidade em relação à ação dos Ministérios Públicos Federal e Estadual

Procuradores Saiera Oliveira e Moacyr Pontes Netto.
(Foto: Ascom OAB/RO)

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO) participou do julgamento feito pelo Tribunal de Justiça de Rondônia (TJ/RO), nesta terça-feira (25), referente a uma apelação em Ação Civil Pública ingressada pelos Ministérios Públicos Federal e Estadual, que havia sido liminarmente extinta no juízo de origem. O objeto da ação era a redução de honorários advocatícios pactuados entre advogado e clientes no percentual de 30% do resultado da ação, exclusivamente em caso de êxito na demanda.

“A OAB/RO cumpre seu papel de entidade de classe e atua em favor dos advogados. Temos a obrigação de ajudar, de todas as formas possíveis, uma vez que a ação impetrada a respeito dos honorários atinge diretamente a legalidade da liberdade dos contratos feitos entre advogados e clientes”, afirmou Andrey Cavalcante, presidente da Seccional.

Por questão de boa fé, lealdade, cooperação e transparência, a OAB/RO esclareceu ao TJ/RO que, em novembro de 2012 – época da gestão anterior – efetivou nos autos, pedido de intervenção como assistente dos requeridos, oportunidade em que houve o indeferimento do pedido.

Contudo, considerando que o Conselho Federal da OAB e demais Seccionais têm demonstrado forte interesse jurídico em demandas com esse objeto, a Seccional Rondônia reiterou o pedido, considerando o tempo decorrido, bem como a possibilidade de intervenção da Ordem quanto ao tema tratado, para buscar o controle da ilegal pretensão Ministerial.

A vice-presidente da OAB/RO e também presidente da Comissão de Defesa das Prerrogativas (CDP), Maracélia Oliveira, ressaltou que a Seccional tem figurado como assistente em vários processos em que o MP discute sobre honorários a advogados. “Essa tem sido uma bandeira que temos levantado ao longo de toda a gestão, atacando todos os atos do Ministério Público dirigidos a questionar os honorários dos advogados, considerando a liberdade de contrato dos profissionais da advocacia”, pontuou.

O procurador da OAB/RO, Moacyr Pontes Netto, explicou que a nova gestão da OAB/RO tomou conhecimento, recentemente, da presente demanda e da causa de pedir do presente recurso, deliberando o caso internamente. “Na oportunidade, a entidade manifestou novamente ao Judiciário, em razão de suas finalidades institucionais constantes no artigo 44, parágrafos primeiro e segundo da lei 8.906/94, o forte interesse jurídico, quanto ao resultado desta demanda, mostrando-se adequado e recomendável o seu ingresso no feito, conforme razões específicas”, argumentou.

Em assim sendo, Moacyr e a também procuradora da OAB/RO Saiera Silva de Oliveira estiveram no julgamento, que teve a sustentação oral feita pelo ex-presidente da OAB/RO, Hélio Vieira da Costa, defendendo os advogados requeridos e ratificando não só a ilegitimidade do Ministério Público como também, a legalidade do percentual contratado, uma vez que o Código de Ética não tabela os honorários nos contratos de risco.

Decisão
Em grau de apelação, o Tribunal de Justiça foi unânime em manter a declaração de ilegitimidade, sob a relatoria do desembargador, Adolfo Theodoro Naujorks Neto, que em seu voto decidiu tratar-se de interesses individuais e disponíveis e que se as partes eram hipossuficientes, tinham a opção de procurar a Defensoria Pública, mas voluntariamente preferiram constituir advogado próprio, o que afastaria qualquer legitimidade do MP para questionar o percentual acordado.

Fonte da Notícia: Ascom OAB/RO

Mais Publicações

Acessos Rápidos

Nenhum evento próximo encontrado.
Josué Henrique,/ Whatsapp (32172100) responsáveis

69 3217-2099 telefone
Emile Melissa responsável

69 3217-2108 telefone
Jane Paulino responsável

Luana Maia,David Lukas responsáveis

Kea Alexia responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Irlene França responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Ivanete Damasceno (Jornalista) responsável

Emile Melissa responsável

Khenia Medeiros,Cristiane Oliveira responsáveis

Dr. Cassio Vidal ,Dra. Saiera Silva responsáveis

Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2101 telefone
Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2100 telefone
Cristiane Lima responsável

Cristiane Oliviera,David Lukas responsáveis

Ana Flávia responsável

69 3217-2108 telefone
Josué Henrique,Filipe Aguiar,3217-2100 WhatsApp responsáveis

Isa Carneiro,Rosa Brilhante responsáveis

Luana Maia,Jéssica Delai responsáveis

69 3217-2123 telefone