Buscar em todo o site

Somente em agenda

Somente em comissões

Somente em galerias

Somente em publicações

Somente em setores

Somente em subseções

Somente em TED

OAB/RO participa de lançamento do relatório sobre violência contra os povos indígenas no Brasil

Página Inicial / OAB/RO participa de lançamento do relatório sobre violência contra os povos indígenas no Brasil

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO), por meio da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos (CDDH), participou, na última sexta-feira (20), do lançamento do relatório “Violência Contra os Povos Indígenas no Brasil – Dados de 2016″, realizado na sede da arquidiocese de Porto Velho. O relatório, elaborado pelo Conselho Indigenista Missionário (CIMI), é um levantamento da crescente violência contra os povos indígenas em todo território nacional, denunciando também as violações de direitos humanos.

O relatório alerta para as principais violências sofridas pelas 305 etnias indígenas existentes no Brasil, mostrando estatísticas das principais violências entre elas: violência contra a pessoa, por omissão do poder público, contra os povos indígenas isolados e de pouco contato, contra o patrimônio, entre outros.

O presidente da OAB/RO, Andrey Cavalcante, ressalta que “é necessário que todos lutemos juntos pela preservação do maior patrimônio que temos, que é a vida humana dos povos indígenas do Brasil, respeitando sua cultura, crenças, costumes e territórios, antes que eles não virem somente páginas de livros em nossas bibliotecas”.

O documento também alerta sobre o crescente número de suicídios entre os povos indígenas, como também da violência sexual contra crianças e adolescentes indígenas e do racismo e discriminação étnico cultural, e a omissão e morosidade na regularização de terras indígenas, agravada nos últimos doze anos, com a menor média de demarcação (5,25) desde o fim da ditadura militar.

Ainda no relatório, é denunciado o desmantelamento e quase extinção do principal órgão encarregado da proteção dos direitos dos povos indígenas do Brasil, a Fundação Nacional do Índio (Funai), que teve seu orçamento reduzido drasticamente colocando ainda mais em risco este povos que sofrem constantes invasões de madeireiros, garimpeiros e grileiros nos territórios indígenas.

Nos dados do relatório, também chamam atenção as constantes decisões do Judiciário de primeira instância e nos Tribunais Regionais Federais, os quais têm tomado para si a centralidade das discussões relativas aos direitos indígenas e descaracterizando procedimentos demarcatórios, alegando-se para sua legitimação a tese do “marco temporal” da Constituição de 1988, impondo a necessidade da presença dos povos e das comunidades na posse da terra à data de 5 de outubro de 1988.

Segundo o presidente da CDDH, Esequiel Roque do Espírito Santo, as autoridades públicas foram alertadas sobre a responsabilidade de acordo com a Lei 6001/73, o Estatuto do Índio.

“A proteção das comunidades indígenas e a preservação dos seus direitos, não competem somente à União e seus órgãos federais de proteção, mas, também aos estados, aos municípios e aos órgãos da administração indireta, os quais devem prestar assistência aos índios e suas comunidades, respeitar e proporcionar meios para seu desenvolvimento, garantir a proteção do seu território e execução de programas e projetos que tendem a beneficiar as comunidades indígenas. Existe uma falta de entendimento por parte das autoridades que ainda tendem a tutelar os povos indígenas, impondo ou o isolacionismo cultural e social, ou o integracionismo irresponsável e sem preparo”, comenta Esequiel.

Fonte da Notícia: Ascom OAB/RO

Mais Publicações

Acessos Rápidos

Nenhum evento próximo encontrado.
Josué Henrique,/ Whatsapp (32172100) responsáveis

69 3217-2099 telefone
Emile Melissa responsável

69 3217-2108 telefone
Jane Paulino responsável

Luana Maia,David Lukas responsáveis

Kea Alexia responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Irlene França responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Ivanete Damasceno (Jornalista) responsável

Emile Melissa responsável

Khenia Medeiros,Cristiane Oliveira responsáveis

Dr. Cassio Vidal ,Dra. Saiera Silva responsáveis

Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2101 telefone
Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2100 telefone
Cristiane Lima responsável

Cristiane Oliviera,David Lukas responsáveis

Ana Flávia responsável

69 3217-2108 telefone
Josué Henrique,Filipe Aguiar,3217-2100 WhatsApp responsáveis

Isa Carneiro,Rosa Brilhante responsáveis

Luana Maia,Jéssica Delai responsáveis

69 3217-2123 telefone