OAB/RO participa de “Movimento Rondônia pela Educação” na Fiero

Página Inicial / OAB/RO participa de “Movimento Rondônia pela Educação” na Fiero

26.10.16 - Movimento Rôndonia pela Educação (24)A Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RO) participou, nessa quarta-feira (27), de “1ª Reunião Ordinária do Conselho de Governança do Movimento Rondônia pela Educação” na sede da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (Fiero). O encontro reúne diversas entidades e instituições para estabelecer metas e ações prioritárias permeadas por importantes temáticas.

A entidade foi representada pelo diretor-geral da Escola Superior da Advocacia (ESA/RO), Eduardo Abílio Diniz, que enalteceu a importância da criação de um plano de trabalho em prol da educação. “É uma iniciativa muito importante para Rondônia. Melhorar a qualidade do ensino é a melhor forma de desenvolver o Estado”, comentou.

O principal objetivo do movimento é debater o aperfeiçoamento das redes de ensino do Estado e coletar sugestões de cada entidade e instituição, assim como promover a troca de experiências.

Segundo o presidente da Fiero, Marcelo Thomé, é necessário promover a aproximação dos pais no acompanhamento da vida escolar dos seus filhos. “Primeiro, temos que trabalhar a evasão escolar; segundo, gestão escolar, trabalhando com indicadores voltada para resultado; terceiro, envolver a família e a sociedade na vida escolar dos seus filhos, pois, este distanciamento está sendo extremamente pernicioso e a gente está vendo a desconstrução, tanto da família, quanto do ensino”, comentou.

Durante o encontro, o procurador de Justiça do Ministério Público do Estado de Rondônia, Rodney Pereira de Paula, apresentou dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), de todas as redes de ensino. “Essa é uma representação da questão educacional para o estado de Rondônia, mas utilizando analise de metodologias que estão presentes e que nós podemos obter através dos dados estatísticos que estão reunidos em diversos sites e pelas informações prestadas pela Seduc”, frisou.

Após a realização das apresentações, foi aberta a mesa para debate presidida pelo presidente da Fiero, Marcelo Thomé.

Entidades e Instituições presentes, Governo do Estado de Rondônia; Ministério Público do Estado de Rondônia (MP); Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE); Sistema Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (Fiero); Instituto de Pesquisa Agropecuária de Rondônia (Faperon); Fundação de Amparo ao Desenvolvimento das Ações Científicas e Tecnológicas e à Pesquisa do Estado de Rondônia (Fapero); Secretaria de Estado da Educação (Seduc); Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Particular do Estado de Rondônia (Sinepe); Rede Amazônica; e  17° Brigada de Infantária da Selva.

Metas

Integrar escola, família e sociedade no movimento de melhoria da qualidade de educação enfatizando o protagonismo dos alunos para atingir 100% das escolas no nível adequado. Implantar projeto de formação para gestores escolares com vistas à gestão para resultados. Implantar o Observatório Educacional do Estado de Rondônia. Zerar analfabetismo entre os trabalhadores das industrias de Rondônia. Promover 70% de escolaridade básica completa dos trabalhadores da indústria. Reduzir 80% da evasão escolar identificada no Estado.