A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO), através da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos, irá se reunir com o presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários e Socioeducadores do Estado de Rondônia (Singeperon), Sidney Andrade, nesta sexta-feira (17), em Porto Velho. O objetivo é discutir o apoio a ser efetivado pela Seccional no sentido de reforçar o apelo por soluções urgentes para o caos no sistema socioeducativo estadual.
Na oportunidade, os membros da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos da Ordem e os demais participantes da reunião poderão se informar sobre os problemas nas unidades socioeducativas. Os representantes do Singeperon irão apresentar dados atualizados que apontam para o baixo efetivo de servidores e condições precárias que fragilizam a segurança e agravam os riscos.
Um dos recentes casos alarmantes de violência contra socioeducadores ocorreu na Unidade Socioeducativa de Cacoal, quando servidores foram feitos reféns, hostilizados e agredidos fisicamente.