A Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RO) participou, nesta terça-feira (29), da cerimônia de abertura do seminário “Unir Ver Cidade: um olhar alternativo para Porto Velho”, promovido pela Fundação Universidade Federal de Rondônia (Unir) com o objetivo de debater com professores, pesquisadores, técnicos, acadêmicos e sociedade em geral os principais problemas socioeconômicos do município de Porto Velho.
A ideia de promover o seminário surgiu da necessidade de estreitar o diálogo entre a Universidade e a comunidade, propor melhorias para o município e, com isso, cumprir com a sua responsabilidade social de “Produzir e difundir conhecimento, considerando as peculiaridades amazônicas, visando ao desenvolvimento da sociedade”, conforme sua missão.
O secretário-geral da OAB/RO, Márcio Nogueira, representou a Seccional no evento e ressalta a relevância do seminário. “É uma alegria poder presenciar este momento histórico em que a academia quer dialogar, quer estar próxima do poder público. Temos a convicção de que esta interação da academia com a prefeitura, governo estadual, câmara municipal trará frutos vistosos para a nossa cidade, para a transformação que tanto precisamos. Uma grande satisfação poder sediar este evento que tem tudo para marcar o início de uma nova era na cidade de Porto Velho”.
O encontro, especialmente planejado para propiciar à população de Porto Velho um momento de discussão e debate sobre os principais obstáculos ao desenvolvimento do município, no que diz respeito às áreas de infraestrutura, social e econômica, contou também com a participação do reitor da Unir, professor doutor Ari Miguel Teixeira Ott; do vice-governador de Rondônia, Daniel Pereira; e do prefeito eleito de Porto Velho, Hildon Chaves.
Palestras
Na segunda palestra do evento, o conselheiro federal da OAB/RO e presidente da Comissão de Direito Tributário da OAB/RO e OAB Nacional, Breno de Paula, ministrou o tema “Extraoficialidade Tributária como Política Pública para a Cidade”.
“Parabenizo a Unir por esta iniciativa tão importante para nossa sociedade. Recebi com muita honra o convite para participar deste relevante debate, que contará com a exposição de renomados pesquisadores e especialistas, para discutir sobre as problemáticas ao desenvolvimento do município de Porto Velho”, pontua Breno de Paula.
Após a realização do seminário e a partir das contribuições de pesquisadores e especialistas, será elaborado um documento com proposições de melhorias para Porto Velho, que será entregue aos gestores públicos do município, eleitos no último pleito. Mais informações podem ser obtidas através do e-mail [email protected].
Confira a programação do evento para esta tarde:
14h – 14h20 | Saúde
Prof.ª Dr.ª Ana Lúcia Escobar (Departamento de Medicina/Unir)
14h20 – 14h35 | Educação
Prof.ª Dr.ª Marcia Machado de Lima (Departamento de Educação/Unir)
14h35 – 14h50 | Cultura – Memória, Patrimônio Material e Imaterial
Prof. Dr. Marco Teixeira (Departamento de História/Unir)
14h50 – 15h20 – Assistência Social e Violência
Prof.ª Dr.ª Maria Berenice Alho Tourinho (Departamento de Ciências Sociais/Unir) e Assistente Social Mônica Amorim (Semas)
15h20 – 15h50 | Debate
15h40 – 16h05 | Intervalo
16h05 – 16h25 | Planejamento e Gestão – Orçamento – Receitas, Despesas e Dívida
Econ. Márcio Alves(TCE/RO)
16h25 – 16h45 | Economia Solidária e Geração de Emprego e Renda
Prof. Me. Otacílio Moreira (Departamento de Economia – Unir)
16h45 – 17h15 | Agronegócio e Desenvolvimento Rural (Indústria, Comércio, Serviços e Turismo)
Prof. Dr. Manuel Valdes Borrero (Departamento de Economia/Unir) e Econ. Márcio Martins (Corecon)
17h15 – 17h45 | Debate
17h45 – 18h | Encerramento