Na tarde da última quinta-feira (06/11), a presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conedca) pelo assento da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO), Ana Valeska Duarte, participou da primeira videoconferência em parceria com o Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude (CAO–INF) do Ministério Público do Estado de Rondônia, para tratar de vários temas importantes para o fortalecimento dos Conselhos de Direitos, bem como para ações e implantações de projetos voltados a área da Criança e do Adolescente.
O evento contou com a participação efetiva dos 52 Conselhos de Direitos Municipais e das Promotorias da Infância e Juventude, mobilizados pelo CAO-INF. Durante a videoconferência, conselheiros de Direitos e promotores da Infância e Juventude interagiram via online enviando questionamentos e sanando dúvidas quanto a questão da utilização dos recursos do FIA.
Participaram ainda, os conselheiros de Direitos Estaduais: Vicente Rosa, coordenador das Políticas Públicas do Conedca, Terezinha Sousa Sales, secretária-geral do Conedca, Socorro Tavares, conselheira e membro da Comissão MSE e Geralda Araújo, secretária executiva do Conedca, que conduziram os trabalhos da videoconferência.
A promotora de justiça e diretora do CAO-INF/MPE, Karine Estelatto, também participou do evento via online, juntamente com a sua equipe do CAO-INF, Daniela, Edna e Cosme que deram todo suporte técnico para a realização do evento.
O evento online foi realizado como forma de interação e aproximação com os 52 Conselhos de Direitos Municipais, trazendo informações sobre as Conferências Nacional, Estadual, Regionais, Livres, atualização dos cadastros do Conselhos e Fundo da Infância e Adolescência (FIA), informações sobre Eleição Unificada para Conselheiros Tutelares e a entrada em vigor da Lei Federal 13.019/2013 (Lei que fala sobre parcerias com ONGs, agora denominadas de Organizações da Sociedade Civil com o Poder Público através de acordos estes que a nova lei denominou de termo de colaboração e termo de fomento)”.
A representante da OAB/RO no evento, Ana Valeska Duarte, ressalta que a videoconferência foi um sucesso. “Alcançamos o principal objetivo do evento, aproxima e interagir com os 52 Conselhos de Direitos Municipais, trocando informações e ideias que ajudarão a fortalecer os Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente”.