A Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RO), por meio da Comissão do Jovem Advogado, esteve presente no Colégio Nacional de Presidentes de Comissões do Jovem Advogado e em Início de Carreira realizado na Seccional do Rio Grande do Sul, nos dias 2 e 3 de junho.
O evento, que teve como objetivo promover debates sobre temas, como as diretrizes do Plano Nacional de Apoio ao Jovem Advogado Brasileiro, reuniu a jovem advocacia das 27 seccionais de todo o País. Concomitante ao evento foi realizado o Encontro Estadual do Jovem Advogado, que reuniu 60 subseções da OAB/RS.
Segundo o presidente da Comissão do Jovem Advogado da OAB/RO, Felipe Gurjão, foi uma grande oportunidade para troca de experiências entre as comissões de todo o país, principalmente para que seja possível criar mecanismos para que os jovens advogados possam se consolidar na profissão.
Na palestra de encerramento do evento, o presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, ressaltou que os novos dirigentes da OAB/RS, CAA/RS, ESA, subseções e conselheiros são provenientes da Comissão do Jovem Advogado: “Por isso, participem de nossas atividades em vários momentos”. Lamachia reforçou que a OAB é do Brasil e dos advogados, bem como a autonomia da entidade nas decisões. “Trabalhamos em diversas frentes políticas e não partidárias”.
Lamachia também abordou questões corporativas, tais como as prerrogativas e a ética, salientando que cada advogado deve conhecer bem os seus direitos estabelecidos pela Constituição e pelo Estatuto da OAB. “O advogado é o verdadeiro defensor da liberdade, da honra, do patrimônio, e muitas vezes da própria vida das pessoas. A capacidade postulatória de todo cidadão brasileiro está na mão de cada advogado, que deve ter suas prerrogativas respeitadas. Somos agentes de transformação social”, afirmou.
Com informações e fotos da OAB/RS