A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO), por meio da Comissão das Mulheres Advogadas (CMA), participou, na última quarta-feira (26), do I Encontro Estadual das Mulheres do Território de Rondônia. O evento, realizado no Centro de Formação do EAD do Instituto Federal de Rondônia (IFRO), unidade de Ariquemes, contou com a participação de aproximadamente 200 mulheres.
Integrantes da CMA atuaram efetivamente na iniciativa com apresentação de palestras voltadas a Lei Maria da Penha e violência doméstica para mulheres da zona rural e indígenas. Após, foi realizado mesa redonda para debater e tirar dúvidas sobre o assunto.
A presidente da CMA, Renata Fabris, congratulou os organizadores do evento e agradeceu o convite feito à Comissão. “Tivemos a honra de representarmos a OAB na cidade de Ariquemes para conversar e ensinar os aspectos práticos e jurídicos da Lei Maria da Penha com mulheres da zona rural e também com mulheres indígenas, as quais representam elevada parcela daquelas que vivem em situação de violência”, pontua.
“As ações são voltadas às mulheres como mãe, como vítima de preconceito social, vítima de agressões domésticas e outros, em debate com assuntos pessoais, profissionais e outros, abordados por especialistas nessa temática”, salienta a integrante da CMA Andréa Almeida, ao ressaltar que ações como essa fortalecem a valorização da mulher em vários aspectos.
A palestrante e membro da CMA Alcione Faial afirma se orgulhar de poder, no exercício da profissão, abordar temáticas tão importantes no universo feminino. “É uma imensa gratidão poder compartilhar informações tão preciosas a ponto de mudar e incentivar a luta contra um mal que assolam o mundo, a violência contra a mulher”, assevera.