A vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO) e presidente da Comissão de Defesa das Prerrogativas da Seccional, Maracélia Oliveira, e o procurador nacional adjunto de Defesa das Prerrogativas e conselheiro federal por Rondônia, Raul Fonseca, participaram, na última segunda-feira (21) do IV Encontro Nacional de Prerrogativas, em Brasília. O evento, promovido pelo Conselho Federal da OAB, reuniu presidentes de comissões e procuradores de todo o País para debater os desafios do tema apresentado.
O presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, fez a abertura do Encontro e reiterou que as prerrogativas são atribuídas ao exercício da advocacia, mas pertencem a toda a sociedade. “Prerrogativas são a principal bandeira de atuação da nossa gestão, em parceria com as seções e subseções. Quando vejo todos os atores deste processo imbuídos nesta missão, em plenitude, me vem a certeza de que estamos no caminho certo”.
Lamachia aproveitou a presença de todos os dirigentes do Sistema de Prerrogativas da OAB para elogiar a atuação deles. “Todos nós estamos absolutamente focados, unidos e determinados para que cada vez mais o Sistema OAB funcione de forma direta na defesa das prerrogativas. A advocacia é a primeira e última arma da cidadania, notadamente em momentos como este que vivemos”, disse.
Para Maracélia Oliveira o encontro de prerrogativas demonstra o apoio aos profissionais da advocacia. “De todos os encontros, certamente este foi o de maior relevância para a valorização da advocacia brasileira, pois chamamos a atenção dos três poderes da República para a importância da nossa profissão, constitucionalmente protegida e definida como indispensável à administração da Justiça, para a segurança da democracia e das garantias individuais e coletivas”.
“Durante os encontros com os colegas que atuam nas Prerrogativas do Sistema OAB, além de dividir as experiências regionais, discutimos as ações em defesa da advocacia brasileira. Ao ouvir cada ideia, formulamos novos instrumentos de políticas preventivas e educativas para o livre exercício de nossa profissão”, ressalta o procurador nacional adjunto de Defesa das Prerrogativas e conselheiro federal por Rondônia, Raul Fonseca.
Com informações e fotos do Conselho Federal da OAB.