OAB/RO participa do lançamento do Manual de Orientações ao Eleitor

Página Inicial / OAB/RO participa do lançamento do Manual de Orientações ao Eleitor

OAB/RO presente ao lançamento da cartilha do TRE-RO

A Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RO), participou na tarde desta quinta-feira (27) do lançamento oficial do Manual de Orientações ao Eleitor, promovido pelo Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO). A cartilha destinada a orientar o eleitor sobre as eventuais dúvidas mais recorrentes relacionadas as eleições de 2014, foi apresentada no auditório do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJ-RO).

O presidente do TRE-RO, desembargador Péricles Moreira Chagas, ressaltou que o voto é um pequeno gesto que faz o cidadão escolher seu destino, quem irá representá-lo na política. “O TRE-RO iniciou esta caminhada e junto com as demais instituições parceiras vamos somar esforços para conscientizar o eleitor”.

Além de tirar dúvidas quanto ao alistamento eleitoral, emissão de título, cancelamento, quitação eleitoral, transferência, entre outras, o cidadão encontra na cartilha todas as respostas recorrentes e os meios disponíveis para denunciar crimes eleitorais.

O presidente da OAB/RO, Andrey Cavalcante parabeniza a iniciativa do TRE-RO e reforça o apoio institucional a este trabalho de informar o cidadão a realizar uma eleição limpa e justa. “A OAB tem esse papel de defender a sociedade e o cidadão, e é muito importante reforçar as ações de sensibilização pelo voto consciente, mostrando à população os malefícios coletivos que a troca de votos por favores pessoais pode gerar. A construção dessa ideia irá contribuir com a melhoria na qualidade do voto e orientar o cidadão a exercer a cidadania com maior responsabilidade”.

Participaram também do lançamento a Ministra do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Gisela Gondin, os conselheiros federais da OAB/RO Reginaldo Joca e Elton Assis, o Procurador Nacional Adjunto da Procuradoria de Prerrogativas do Conselho Federal da OAB, Raul Fonseca, os conselheiros seccionais Jamyson Nascimento, José Manoel Pires, Shisley Nilce da Costa, o vice-presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Rondônia (CAARO), Demétrio Justo, a secretária-geral adjunta da CAARO, Helena Maria Sadahiro, o Juiz do TRE-RO pela OAB/RO, Juacy dos Santos Loura Junior, vários advogados, entre outras autoridades civis e militares, servidores e sociedade civil.

Baixe o Manual em duas versões:
Flash (Arquivo executável)
PDF (Necessita do Adobe acrobat)